T-Systems processa dados espaciais

No futuro, a T-Systems irá processar grandes quantidades de dados vindos do espaço. A Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia, no âmbito do programa Copernicus, encarregaram a empresa do Grupo Deutsche Telekom de operar uma plataforma segura de Big Data para dados de satélites. A plataforma salva e processa imagens em alta resolução da Terra produzidas por uma nova geração de satélites. O programa Copernicus, promovido pela União Europeia, visa monitorar o estado do meio ambiente na Terra, no mar e na atmosfera.

De acordo com informações da T-Systems, essas imagens serão disponibilizadas para o público pelo projeto Copernicus, marcando a primeira vez em que dados ambientais e de satélite serão disponibilizados sem custos para usuários registrados na Europa. Esses dados deverão permitir novos serviços digitais nos campos de prevenção de desastres e mudanças climáticas – em casos de enchentes, poderão prover uma melhor visão geral das áreas afetadas, por exemplo.

As imagens de satélite do Copernicus farão o volume de dados ser multiplicado por dez em relação às imagens da Terra atualmente disponíveis. As imagens, tiradas continuamente e ao redor do mundo pela primeira vez, representam um fluxo diário de dados de 2 terabytes para a T-Systems processar na plataforma de Big Data. A capacidade de armazenamento e processamento necessária está distribuída por vários data centers. A T-Systems também opera uma nova rede Gigabit para a Agência Espacial Europeia, que encaminha os dados de satélite da estação receptora diretamente para o processamento e arquivamento. Um software especial da agência processa automaticamente as imagens e corrige defeitos, como a curvatura da Terra, fornecendo imagens multidimensionais e sem distorções aos usuários.

A T-Systems destaca que suas redes e data centers preocupam-se com a segurança dos dados. “Nossos data centers oferecem altos níveis de disponibilidade e evitam perdas de dados causadas por armazenamento redundante”, afirma o CEO da T-Systems e membro do Conselho da Deutsche Telekom, Reinhard Clemens. “Nossos anos de experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação nos habilitaram a desenvolver uma plataforma que atende plenamente os exigentes requisitos da Comissão Europeia”, finaliza o executivo.

Photo: ESA/ATG medialab
Photo: ESA/ATG medialab