T-Systems lança solução para o eSocial


A T-Systems, provedora alemã de soluções e serviços de TI, anuncia a disponibilidade de sua solução para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.


Segundo Alex Stella, consultor de sistemas e integração da T-Systems do Brasil, o plugin da companhia nasceu de um projeto desenvolvido em conjunto com um cliente do setor automotivo, que já está em conformidade para o programa, e agora a solução já está disponível para todos interessados das indústrias, que devem obter essa conformidade até o início de 2016.


“A nossa solução é simples e eficiente, além de  transmitir os eventos trabalhistas da empresa de forma confiável para o cliente, criptografando os dados que são armazenados pela aplicação e trafegados ao Fisco. Estamos preparados para comunicar com diferentes plataformas e bases de dados, realizando a validação de 39 interfaces e transmitindo-as para a Receita de forma integra e segura”, explica o executivo. “Temos condições de colaborar na estratégia de comunicação entre os sistemas legados e satélites”, complementa Alex Stella.


A solução eSocial é ofertada como software, sendo instalado na infraestrutura do cliente, ou como serviço (SaaS) disponibilizada com bases de dados individuais no T-Center, data center Tier-III da T-Systems, localizado em São Paulo. Os principais diferenciais são a plataforma flexível para comunicação com legado (SAP, Mainframe), comunicação com diversas bases de dados (SQL Server, DB2, Oracle), armazenamento dos dados criptografados, comunicação com o governo através de conexão segura, rastreamento da comunicação e armazenamento de protocolos e controle de acesso às informações.


 O eSocial, quando for implantado em sua totalidade, será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual, como atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações, para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias atualmente existentes; integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores e a padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito dos órgãos participantes do projeto.


O projeto é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.

Divulgação T-Systems
Divulgação T-Systems