T-Systems inaugura novo Data Center em SP

Em um período de apenas seis meses, a alemã T-Systems, especializada em serviços de Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações, transformou um antigo galpão industrial da região do Tamboré, na cidade de São Paulo, em um grande e moderno Data Center.


O novo site, inaugurado nesta quarta-feira (1), está ainda em fase de comissionamento – período em que as instalações passam por testes rigorosos. O centro começará a operar em janeiro de 2011 em uma área de 600 m², mas será ampliado para 1.200 m² e posteriormente para 1.800 m² até 2012.


Dominik Maurer, CFO da T-Systems do Brasil, afirma que, inicialmente, cerca de 50% da capacidade do novo site serão utilizados para Cloud Computing (computação em nuvem) e outros 50% para outras soluções em TI. A expectativa, no entanto, é que em cinco anos, a computação em nuvem, ou seja, o armazenamento e processamento de dados em uma base externa, se torne responsável por 90% das operações realizadas.


“Com a ampliação da nossa capacidade para a oferta de serviços em computação em nuvem, esperamos aumentar em 30% nossa participação no mercado local”, declara Maurer.


Transição


A empresa, que pertence ao grupo Deutsche Telekom, já tem outros três centros dessa natureza em São Paulo – dois em São Bernardo do Campo e um na Vila Olímpia – e atende clientes como Volkswagen, Mercedes-Benz, Bosch, Continental, Philips, Voith, Bayer, entre outros. Metade deles (aproximadamente 20) terá seus dados transferidos para essa nova unidade, que também atenderá as empresas que contratarem os serviços da organização alemã a partir do próximo ano.


A migração para as novas instalações começará em fevereiro de 2011 e deve durar cerca de cinco meses. A mudança não acarretará em custos para os clientes. André Almeida, diretor de Computing Services & Solutions, adianta que um novo cliente, do segmento de Oil&Gas, já fechou contrato para o novo Data Center.


De acordo com Maurer, o investimento total de R$105 milhões (R$ 50 milhões somente na primeira fase) deve render um aumento de mais de 10% ao ano no faturamento da empresa no Brasil.


Paul Warrenfelt, vice-presidente sênior de operações da T-Systems para as Américas e África, destaca que o mercado brasileiro de TI cresce 9,7% ano e que o potencial para inovação no País é muito grande, por isso a empresa decidiu investir em um novo Data Center no País.


Certificação


De acordo com Almeida, um dos diferenciais do Data Center de Tamboré é a certificação Tier III, do Uptime Institute. A unidade é a segunda do Brasil a possuir essa certificação, que atesta a qualidade e segurança da infraestrutura oferecida.

Divulgação / T-Systems
Divulgação / T-Systems