STIHL inaugura centro de distribuição no RS

A fabricante alemã de ferramentas motorizadas STIHL – que está completando 40 anos no Brasil – inaugurou, nesta quinta-feira (18), o novo centro de distribuição da unidade de São Leopoldo (RS). A obra faz parte do plano de desenvolvimento industrial assinado com o governo do Rio Grande do Sul, iniciado em 2011, que prevê R$ 518 milhões em investimentos até 2014.

“Estamos preparando a operação brasileira para expandir a produção e aumentar a eficiência operacional”, destacou o presidente da STIHL Brasil, Cláudio Guenther. O projeto do centro de distribuição é o maior investimento individual do plano de desenvolvimento e também da história da empresa. “O novo centro de distribuição representa uma oportunidade para reorganizarmos o fluxo de produção de toda a planta, começando com o recebimento de materiais e componentes, passando por operações de produção e montagem e terminando com a remessa de produtos aos pontos de vendas”, complementa Guenther.

Com investimento de R$ 62 milhões e 16.400 metros quadrados de área, o centro de distribuição proporcionará, de acordo com a empresa, melhorias no seu fluxo de produção e de expedição, permitindo maior agilidade no transporte dos produtos acabados da STIHL até as concessionárias em todo o País.

Segundo Guenther, o novo local está estrategicamente posicionado para se beneficiar de futuros planos de investimento e infraestrutura do governo gaúcho, ligando a estrada principal próxima à planta a uma rodovia estadual, desviando o tráfego de caminhões da região e reduzindo o tempo de transporte. “O projeto é focado em fornecer entrega mais rápida de produtos ao mercado, aumentando o nível do atendimento e a satisfação dos clientes”, afirmou.

Também na quinta-feira, a STIHL inaugurou seu novo centro de qualificação técnica. A reformulação do espaço, conforme a fabricante, tem como objetivo aprimorar ainda mais as ações de capacitação realizadas pela empresa, num local de aprendizado e simulação do ambiente fabril, aliando teoria e prática.

A empresa

No Brasil, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham cerca de 2 mil colaboradores. A matriz  do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha, e a fabricante está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 38 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça e China.

 

Mathias Cramer
Mathias Cramer