Soluções hospitalares eficientes chegam ao Brasil

Representada no Brasil pela fornecedora de produtos hospitalares Bace Healthcare, a Berchtold Consulting quer implantar um modelo eficaz para melhorar o desempenho dos centros cirúrgicos da rede pública e privada. O objetivo é unir produtos e soluções desenvolvidas especificamente para as características dos centros médicos do País.

De acordo com a companhia, na maioria dos casos, é possível alcançar mais eficiência no atendimento aos pacientes somente organizando melhor os procedimentos internos, permitindo que o hospital atenda mais pessoas com a mesma estrutura e sem perder a qualidade.

Segundo Frederico Ventura Wollny, vice-presidente da companhia na América Latina, Península Ibérica e Luso-África, mesmo nos hospitais nacionais de ponta existe uma necessidade de aprimorar os processos operacionais. “A taxa de ocupação e aproveitamento das salas de cirurgia é pequena, cerca de 35%, enquanto que na Alemanha é de 70%, o que ainda não achamos um valor ideal. Pelo o que avaliamos no mercado brasileiro, em média a quantidade de cirurgias por sala cirúrgica poderia mais que dobrar. Naturalmente, isso tem um impacto forte sobre os resultados da instituição”, conclui o executivo.

Assim, uma sugestão da consultoria alemã aos clientes brasileiros é combinar o uso eficiente de tecnologias disponíveis com um fluxo operacional cirúrgico otimizado, para produzir mais sem aumentar o volume de pessoal.

Neste caso, uma alternativa funcional seria desenvolver salas híbridas, onde são feitos procedimentos cirúrgicos integrados com equipamentos de diagnóstico de imagens na mesma unidade.

Além da matriz na Alemanha, a Berchtold Consulting conta com sedes nos Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Índia, China, Japão e Malásia.

 

Berchtold Consulting
Berchtold Consulting