Siemens terá centro de pesquisa em petróleo no RJ

A Siemens vai instalar no Rio de Janeiro um dos mais avançados centros globais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) voltados para o setor de Petróleo e Gás. A iniciativa faz parte dos planos da companhia de dobrar suas atividades com novos investimentos no País. O Centro receberá cerca de US$ 50 milhões em recursos da empresa.


“O Brasil é um dos motores da economia global e esta tendência vai se manter nos próximos anos. Hoje nosso comprometimento se aprofunda ainda mais”, afirmou Peter Löscher, CEO Global da Siemens, durante o anúncio do novo investimento no Palácio da Guanabara, nesta quinta-feira (7), com a presença do governador Sérgio Cabral.


Resultado de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a unidade será instalada no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão na capital fluminense, com previsão de ser inaugurada até o final de 2012. Com uma área construída de quatro mil metros quadrados, e operando inicialmente com 800 pesquisadores e engenheiros, deve gerar vagas para pelo menos outros 200 profissionais altamente qualificados até 2016.


Para Adilson Primo, CEO da Siemens no Brasil, a iniciativa eleva o País a centro de excelência mundial em Engenharia Avançada, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Óleo & Gás e Tecnologias Submarinas dentro do Grupo Siemens. “Conhecimento é a moeda de troca mais valiosa da economia global, e, com essa ação, a Siemens quer se engajar ainda mais com o desenvolvimento e modernização do País, estimulando maior valor agregado local”, afirma.


 A construção do novo centro de pesquisa será feita de acordo com padrões de eficiência energética e sob os requisitos da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), informa a Siemens.


A companhia, que nos últimos cinco anos inaugurou oito fábricas no País, pretende investir US$ 600 milhões, até 2016, na expansão das atividades de tecnologia e inovação e em novas unidades.

Reprodução
Reprodução