Siemens recebe grande pedido de energia eólica onshore

A Siemens foi escolhida pela companhia norte-americana de energia MidAmerican Energy para fornecer cerca de 448 turbinas para cinco projetos eólicos onshore no estado de Iowa. De acordo com a companhia, este é considerado o maior pedido eólico onshore já realizado em todo o mundo. Juntos, os projetos têm uma capacidade de geração instalada total de 1.050 megawatts (MW). As turbinas eólicas possuem potência nominal de 2,3 MW cada e rotor com diâmetro de 108 metros. Os projetos serão concluídos no primeiro semestre de 2015 e fornecerão energia a aproximadamente 660 mil residências.

“A Siemens não é apenas líder em energia eólica marítima no mundo todo, também temos um grande êxito no ramo de energia eólica onshore. Somente na África e na Europa, instalamos com sucesso mais de um gigawatt no último ano. Este novo pedido da MidAmerican Energy mais uma vez realça o fato de que somos um dos principais fornecedores do mercado de energia eólica dos Estados Unidos”, afirmou Markus Tacke, executivo-chefe da Divisão de Energia Eólica da Siemens Energy.

As nacelas e os eixos das turbinas eólicas dos projetos serão montados na fábrica da Siemens na cidade de Hutchinson, no estado do Kansas. Já as pás do rotor serão produzidas pela empresa no município de Fort Madison, em Iowa. A companhia também será responsável pela assistência e manutenção dos equipamentos.

Segundo informações da Siemens, Iowa é um dos estados que lideram a geração de energia eólica nos Estados Unidos. Em 2012, cerca de 24% da geração total de energia do estado foi de fontes alternativas. Até o momento, a Siemens já instalou 1,2 Gigawatt (GW) de capacidade de energia eólica para a MidAmerican Energy.

Ainda de acordo com a companhia, por volta de 43% de sua receita total são provenientes de produtos e soluções verdes. No Brasil, a Siemens participa, atualmente, de 18 projetos de energia eólica de grande porte e fornecerá, até o final desse ano, 205 aerogeradores para parques do Nordeste, que vão gerar mais de 470 MW.
 

SXC
SXC