Siemens inaugura nova sede em Munique

Prédio SiemensA Siemens abriu, recentemente, sua nova sede em Munique. Funcionários e o Conselho de Supervisão e Gestão da Siemens AG comemoraram a conclusão do edifício com uma grande cerimônia de abertura. O ministro-presidente da Baviera, Ilse Aigner, e o prefeito de Munique, Dieter Reiter, também estavam presentes na ocasião. Concluído em cerca de apenas três anos, o novo prédio oferece espaço para 1.200 funcionários em uma área acima do solo de cerca de 45.000 metros quadrados.

A unidade imobiliária da empresa, Siemens Real Estate (SRE), foi responsável pela implementação e execução deste projeto dentro do prazo e do orçamento. Os funcionários estarão se mudando para seus novos escritórios ao longo do verão (no hemisfério norte). No ano que marca o 200º aniversário do nascimento do fundador da empresa, a seção da estrada Finkenstrasse, diretamente em frente à entrada do novo prédio, está sendo renomeada para “Werner -von- Siemens -Strasse”, em honra de suas realizações ao longo da vida.

O novo prédio foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões ambientais. Um poderoso sistema fotovoltaico foi instalado no telhado, e a tecnologia de climatização é operada com a ajuda de uma laje de fundação que arrefece o edifício no verão e ajuda a aquecê-lo no inverno. Todos os requisitos de consumo de energia são atendidos com energia a partir de fontes renováveis e suas emissões anuais de CO2 foram reduzidas a apenas nove quilogramas por metro quadrado.

“Com a nossa nova sede corporativa, queremos estabelecer um símbolo que significa trabalhar em equipe no espírito de empreendedorismo global, para a integração na sociedade e para agir em conformidade com os princípios da sustentabilidade. A partir daqui, queremos moldar o futuro da nossa empresa. O novo edifício é para ser um lugar de tratar uns aos outros com respeito mútuo e de manter um diálogo aberto que está limitado por estruturas hierárquicas – um lugar caracterizado por um elevado grau de autodeterminação e responsabilidade pessoal”, disse Joe Kaeser, presidente e CEO da Siemens AG.

“Desde o seu início até os dias atuais, a Siemens tem sido uma empresa com operações internacionais. A nova sede fornece um lugar aberto onde pessoas de mais de 40 países trabalham juntas – um lugar de livre acesso a todos os colaboradores da companhia em todo o mundo. Nosso novo edifício apresenta um design moderno e sustentável, e está destinado a atrair todos aqueles que querem ajudar a tornar o mundo um lugar melhor”, disse Gerhard Cromme, presidente do Conselho de Supervisão da Siemens AG.

Sobre os benefícios para a cidade, o prefeito de Munique, Dieter Reiter, declarou: “A Siemens conseguiu criar um edifício que é ao mesmo tempo inovador e harmonioso, dentro de apenas alguns anos de trabalho de construção. O nível do solo, que é aberto ao público, faz novos caminhos para pedestres disponíveis no interior da cidade, juntamente com pontos de encontro atraentes para os residentes de Munique e para os visitantes”.

Construído de acordo com os planos elaborados pela empresa Henning Larsen Architects, todos os aspectos do edifício foram concebidos para satisfazer as necessidades do mundo moderno. Todos os espaços de trabalho, por exemplo, estão dispostos ao longo de janelas do chão ao teto, a fim de maximizar o uso de luz solar. Os funcionários podem ajustar a tecnologia de aquecimento, ventilação e ar condicionado em suas áreas, conforme necessário. Amplos espaços oferecem áreas abertas para a partilha de informação e de colaboração através das fronteiras departamentais, bem como zonas de silêncio para a realização de um trabalho que exige maior atenção.

Para a construção, a empresa empregava apenas materiais que possuiam poucas substâncias nocivas, e deu preferência a produtos provenientes de fontes locais. O conceito de construção sustentável inclui uma sala de bicicleta para até 200 motos que está equipada com uma estação de carregamento de e-bikes. Além disso, para apoiar novos conceitos de mobilidade, a Siemens equipou 21 vagas de estacionamento com estações de carregamento para carros elétricos.

Os principais critérios para a seleção do projeto foram os objetivos de garantir que a nova sede da empresa combinasse harmoniosamente a paisagem da cidade e o acesso que o novo edifício oferece ao público. Agora que foi inaugurada, os moradores de Munique e os visitantes da cidade têm uma oportunidade quase sem restrições para entrar em pátios verdes nos interiores do edifício e fazer uso dos espaços exteriores, como salas de exibição, café e restaurantes.

Foto: Divulgação Siemens