Siemens inaugura 14ª fábrica no Brasil


A Siemens inaugurou, nesta semana, o seu primeiro complexo industrial e de logística para produção de equipamentos de imagens no Brasil e na América Latina, em Joinville (SC). A 14ª fábrica da companhia alemã no País tem seis mil metros quadrados de área construída e é destinada à produção nacional de equipamentos de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raios-X Analógico e Digital. Segundo a Siemens, a nova unidade aumenta o seu índice de nacionalização em produtos e serviços com alto valor agregado, possibilitando suprir as crescentes necessidades do mercado brasileiro de tecnologia médica.



De acordo com Paulo Stark, presidente e CEO da Siemens no Brasil, a iniciativa faz parte do pacote de investimentos planejados pela empresa no País, que, nos últimos cinco anos, inaugurou nove fábricas, com mais de quatro mil empregados gerados em diversos estados. “Investimos cerca de R$ 50 milhões para construir e montar no Brasil equipamentos que tenham o mesmo padrão de qualidade daqueles produzidos pela Siemens na Alemanha, Estados Unidos e China”, afirma Stark. 



Segundo Armando Lopes, diretor do setor de Healthcare da Siemens, o novo Centro de Logística e Fabricação da divisão atende a estratégia de crescimento da empresa e nasce integrado à operação logística já existente para equipamentos e reagentes para Diagnóstico Laboratorial, com mais dois mil itens.



Em comunicado à imprensa, a companhia destaca que o Brasil é hoje o sexto principal mercado de produtos para a área de saúde no mundo e a perspectiva é se tornar o quinto maior no futuro. “Esse cenário tem se mantido ao longo dos anos e queremos nos consolidar ainda mais como parceiros ideais do setor de saúde brasileiro, tanto na área de equipamentos de diagnóstico por imagem, in vivo, como laboratorial, in vitro”, afirma Armando Lopes.



A nova unidade, que vai gerar 100 empregos, atende inicialmente a demanda nacional e já começa suas atividades produzindo anualmente cerca de 300 equipamentos de diagnóstico por imagem. Os destaques de produção da fábrica são o aparelho de ressonância magnética MAGNETOM Spectra e o sistema de raios-x digital Multix Select DR.

Divulgação Siemens
Divulgação Siemens