Siemens fornece tecnologia para Eletrobras


A Siemens é líder do consórcio que irá fornecer soluções em smart grid para o Projeto Energia + da Eletrobras em seis estados do Norte e Nordeste- regiões que, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), têm, respectivamente, 22% e 10% de perdas não técnicas, maiores índices do País. Em 9 de fevereiro, às 9h, representantes da Siemens e demais empresas participantes do consórcio vencedor Energia + Smart –  Itron e Telemont – assinarão um contrato de mais de R$ 200 milhões na sede da estatal, no Rio de Janeiro. O acordo contempla desde o fornecimento de medidores inteligentes; serviço de instalação e manutenção; e o desenvolvimento da infraestrutura de comunicação até a implantação do sistema e do centro de gerenciamento da medição.


O projeto será financiado por empréstimos obtidos pela Eletrobras junto ao Banco Mundial e foi criado para reduzir de modo sustentável o nível de perdas não técnicas, assim como melhorar o desempenho operacional das seis distribuidoras: Eletrobras Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Alagoas, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Piauí, Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletrobras Distribuição Roraima. Com a conclusão a companhia deve aumentar as taxas de arrecadação por conta da redução de perdas totais na rede de distribuição e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores.


“Para a Siemens é muito importante fazer parte deste programa, fornecendo soluções de medição inteligente a uma região brasileira que apresenta grandes índices de perdas não técnicas da energia distribuída. Temos uma estrutura sólida no país, com dois centros de pesquisa e desenvolvimento em Smart Grids, sendo um deles focado em soluções para detecção de perdas não técnicas, que se tornou referência global da Siemens para o tema”, afirma o CEO da Siemens no Brasil, Paulo Stark.


Com portfólio completo para o setor elétrico, a companhia tem como objetivo oferecer soluções que colaboram para a otimização das matrizes energéticas brasileiras. Nesta etapa do Programa Energia + a Siemens fornecerá parte do montante de medidores inteligentes, conjuntos de medição e a solução de software para gerenciamento dos dados de medição (Meter Data Management -MDM) para média e baixa tensão, capazes de prover o gerenciamento de informações, detecção de irregularidades, medição de diferentes postos tarifários, disponibilizando todos os dados para as áreas de faturamento e demais sistemas das distribuidoras.


“As tecnologias Smart Grid que serão implementadas neste projeto serão capazes de agregar valor e otimizar o serviço prestado ao consumidor final, melhorando a confiabilidade e excelência do sistema. A Eletrobras também poderá contar com uma melhor gestão dos processos comerciais, acompanhando as atividades de medição, faturamento, detecção de fraudes, e qualidade de energia em tempo real”, completa Guilherme Mendonça, diretor geral da divisão Energy Management da Siemens no Brasil.

Shutterstock
Shutterstock