Siemens e Ethos lançam o projeto “Jogos Limpos”

A Siemens Integrity Iniciative investirá US$ 3 milhões ao longo dos 5 anos de duração do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, lançado na última sexta-feira (10) pelo Instituto Ethos. O projeto visa maior transparência nas obras de infraestrutura da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.


Para melhorar a transparência nos gastos públicos e a integridade nas relações público-privadas, o projeto irá organizar ações coletivas bem como criar mecanismos de monitoramento e controle social. Entre eles estão: indicadores de transparência, canal de denúncias e uma página na internet. Além disso, serão promovidos quatro acordos de integridade nos setores em que a demanda será ampliada pelos megaeventos, como construção civil, saúde, transporte e energia.


Com presença nas 12 cidades-sede do Mundial, inclusive no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, a iniciativa será administrada por um comitê nacional e cinco comitês regionais.


Outras organizações também já estão envolvidas, entre elas: empresas e entidades signatárias do Pacto pela Integridade e Combate à Corrupção, organizações da Rede brasileira de Cidades Sustentáveis, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Convea) e sindicatos ligados a ele. Além disso, o projeto conta com o apoio do Pacto Global das Nações Unidas.


Siemens Integrity Iniciative


A Siemens lançou, em 2009, decorrente de acordo assinado com o Banco Mundial, o Siemens Integrity Iniciative, um projeto mundial que pretende apoiar organizações e iniciativas que têm como objetivo combater a corrupção.


Ao longo de 15 anos, a iniciativa da Siemens deverá investir US$ 100 milhões para ajudar a implementar alguns projetos escolhidos.

Divulgação/ gmp Architects
Divulgação/ gmp Architects