Siemens e AES Eletropaulo fecham acordo


A AES Eletropaulo, distribuidora brasileira de energia, acaba de fechar a contratação da Siemens para fornecimento do EnergyIP, plataforma para gerenciamento de dados da medição e aplicação de Smart Grid, especialmente projetada para lidar com as mais complexas implementações de infraestrutura avançada de medição de energia.


O fornecimento da plataforma EnergyIP é parte do Projeto de Redes Inteligentes da AES Eletropaulo e beneficiará a concessionária distribuidora de energia com uma maior eficiência operacional, melhoria nos indicadores de qualidade de serviço e redução das perdas não técnicas.


No ano passado, a AES Eletropaulo realizou a aquisição de 62 mil medidores inteligentes, sendo parte deste montante fornecido pela Siemens.


Segundo Sérgio Jacobsen, gerente geral da área de Smart Grids da Siemens, esta parceria tem muito potencial de crescimento e trará muitos benefícios para a Eletropaulo e para o consumidor final. “A AES Eletropaulo terá grandes benefícios, como redução dos custos diretos e indiretos por meio da funcionalidade de corte-religa remoto e transmissão de dados da medição em tempo real, maior confiabilidade e segurança no fornecimento, além de proteger a receita contra perdas e fraudes – os famosos gatos”, disse Jacobsen.


Com o desenvolvimento dessa infraestrutura, parte da população do município de Barueri atendida pela AES Eletropaulo poderá gerenciar seu consumo em tempo real por meio do sistema comercial da AES Eletropaulo, evitando utilizar energia nos horários de pico – quando o valor de KWh é maior.


A AES Eletropaulo vem sendo uma das pioneiras na aplicação de tecnologias Smart Grid no País.  A empresa visa ampliar seu projeto nos próximos anos, com automação da rede de distribuição e novas aplicações de software que permitirão integrar outros componentes, como geração distribuída. Assim, os consumidores poderão gerar energia em suas casas, a partir de painéis solares e microgeradores eólicos (sistemas de geração elétrica a partir da força dos ventos, com potência de até 100 kW, suficiente para produzir eletricidade para o abastecimento de pequenos consumidores), por exemplo, e vender o excedente gerado à distribuidora, recebendo créditos na conta de energia.


“Trabalhamos incansavelmente para garantir a qualidade do fornecimento de energia. Ao final do projeto, com essa tecnologia, os clientes não precisarão ligar para o call center a fim de registrar uma ocorrência. Nem será necessário que o leiturista vá até a residência para medir o consumo. Por meio desta solução, a concessionária, automaticamente, identifica a interrupção e, dependendo do caso, executa comandos remotamente para restabelecer o sistema. O projeto em Barueri permitirá avaliarmos como esta iniciativa pode ser replicada em outros municípios, inclusive na capital”, disse Antônio Almeida, gerente de Engenharia da Medição e Smart Grid da AES Eletropaulo.

CC/Flickr/Julikeishon
CC/Flickr/Julikeishon