Siemens alcança oito centros de P&D no Brasil


A Siemens alcançou a marca de oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento com foco no aprimoramento de tecnologias de ponta. Sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o novo centro tem como origem a Senergy, startup brasileira adquirida pela Siemens em 2012. O núcleo já é um centro de competência global para detecção de perdas não técnicas de energia e referência em exportação de softwares e soluções.


“O novo centro de P&D faz parte da estratégia da Siemens de oferecer soluções para redes elétricas inteligentes tanto no mercado brasileiro como global”, explica Sergio Jacobsen, gerente geral de Serviços e Soluções para Smart Grids da Siemens no Brasil. “Ele demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções inovadoras no mercado nacional. Temos profissionais criando tecnologias capazes de contribuir com a integração e modernização dos sistemas”.


No Brasil, as perdas comerciais, que correspondem a fraudes e problemas de medição e faturamento representaram em 2013 um prejuízo de aproximadamente R$ 6 bilhões às concessionárias, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Segundo a entidade, a região Norte é líder no índice de perdas comerciais, com média de 22% do total da energia injetada no sistema.


Entre as principais tecnologias desenvolvidas no novo centro de P&D estão soluções de medição para toda a cadeia de transmissão. Um dos destaques do portfólio da empresa para este mercado é o MECE, sistema de gerenciamento dos dados de medição capaz de organizar, processar e facilitar a visualização das informações.


Em 2013, a Siemens forneceu ao Grupo Eletrobrás solução completa de medição de energia. As tecnologias da companhia já estão instaladas nas seis distribuidoras de energia do Grupo, localizadas em Alagoas, Piauí, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas. O monitoramento desses grandes consumidores é feito por meio de Centros de Medição instalados em cada região, que têm como objetivo controlar as operações para redução das perdas não técnicas nas distribuidoras da Eletrobrás.


Inovação


A Siemens conta atualmente com cerca de 60 mil patentes ativas, gerando anualmente cerca de oito mil novos inventos produzidos em seus mais de 140 centros de P&D localizados em 30 países.


No Brasil, além do centro de competência voltado à detecção de perdas de energia, a Siemens conta com outros sete centros Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia Não-rotineira no Brasil, empregando técnicos, engenheiros, mestres e doutores, dedicados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e soluções para nossos clientes.


Em 2012, a empresa escolheu o Brasil para instalar sua primeira unidade voltada às soluções Smart Grid na América Latina. Localizado no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, o centro tem suas atividades focadas em softwares e soluções de tecnologia da informação para a gestão e automação de sistemas de energia.

Divulgação Siemens
Divulgação Siemens