Schaeffler participa da abertura de centro tecnológico

A Schaeffler, empresa que desenvolve e fabrica produtos para os segmentos automotivo e industrial, participa, de hoje até quarta-feira, da Conintec 2012 (Conferência Internacional em Parques Tecnológicos), em Sorocaba-SP. Além de patrocinar o evento, a companhia contará com um estande onde irá expor algumas de suas tecnologias ao público.

A Conintec marca o início das atividades do Parque Tecnológico de Sorocaba e deve reunir cerca de mil pessoas entre as sessões técnicas e a mostra tecnológica. “A Schaeffler sempre acreditou em Sorocaba, sendo uma das primeiras empresas a se instalarem aqui. Assim, é uma honra participar do início desse grande projeto que vem ao encontro de tudo aquilo que tanto prezamos e investimos em nossa empresa: a tecnologia”, afirma o presidente da Schaeffler América do Sul, Ricardo Reimer.

Durante a Conintec, além de mostrar algumas de suas soluções para os segmentos automotivo e industrial, a Schaeffler vai apresentar o veículo equipado com o LESS – Low Emission Solutions from Schaeffler (Soluções em Redução de Emissões da Schaeffler), um projeto que visa desenvolver e otimizar sistemas e componentes para o motor, transmissão e chassi, a fim de reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2, por meio da melhora da eficiência energética. Para chegar nesse projeto, a equipe de engenharia da Schaeffler realizou simulações computacionais baseadas em modelos de análise estrutural, dinâmica e mapas de consumo e emissões.

No Brasil desde 1958, a Schaeffler desenvolve desde produtos para o setor automotivo, como soluções para motores, transmissão e chassi, até componentes para a indústria pesada, agrícola, ferroviária, de produtos de consumo e para o segmento aeroespacial. Com sede na Alemanha, a empresa conta com cerca de 74 mil colaboradores e um faturamento que atingiu € 10,7 bilhões em 2011. A Schaeffler está presente em mais de 180 localidades no mundo todo, sendo um dos líderes mundiais em componentes automotivos, industriais e aeroespaciais.

Parque Tecnológico de Sorocaba

Iniciativa da prefeitura de Sorocaba em parceria com o governo do Estado de São Paulo, o Parque Tecnológico vai concentrar investimentos de laboratórios privados e públicos, de universidades e de centros de pesquisas, bem como representações de associações de classe e órgãos certificadores, com o objetivo de promover e estimular a economia do município e da região sudoeste do estado. Os principais setores representados devem ser o automotivo, o metalmecânico, o eletrônico, o eletroeletrônico e o de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Segundo informações da prefeitura, dez universidades e institutos de educação superior já estão pré-compromissados em instalar seus laboratórios no Parque, e das 35 grandes empresas instaladas no município, 30 já confirmaram que pretendem implantar ou transferir parte de seus laboratórios de pesquisa para o local. Está em negociação, ainda, a instalação de um laboratório de testes automotivos (Crash-Test), pela Fundação Ricardo Franco – Instituto Militar de Engenharia (IME).

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo