Scania promove Melhor Motorista de Caminhão do Brasil

Estão abertas as inscrições digitais para a quinta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), organizada pela Scania, que tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. A expectativa da marca para esta edição é alcançar 50 mil inscrições. A grande final contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

Os interessados têm até 27 de julho para efetuar o cadastro pelo site www.melhormotorista.com.br ou em postos credenciados (a partir do dia 22 de abril). A competição 2014 está dividida em quatro fases. Na inscrição, o participante já será testado, e só passará para a segunda etapa se for aprovado no questionário obrigatório do cadastro. A segunda fase será uma prova teórica online; a terceira consistirá nas provas práticas das 28 etapas regionais, e a grande final ocorrerá no período de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.  O vencedor da final receberá um pacote de prêmios no valor de R$ 40 mil, distribuídos em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, além de uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia, um jogo de seis pneus da Bridgestone e um curso de 40 horas do Sest Senat. Os que passarem nas etapas anteriores também ganharão cursos.

A competição que originou o Melhor Motorista de Caminhão foi criada pela Scania em 2003, na Suécia, batizada de Young European Truck Driver (Jovem Motorista de Caminhão Europeu). No balanço geral mundial, a marca já recebeu mais de 200 mil inscrições para o desafio, e pouco mais de 100 mil – ou seja, mais da metade – somente no Brasil. O País passou a organizar sua ação local a partir de 2005.

“A competição MMCB quer em sua quinta edição mais uma vez trazer para a sociedade a importância do motorista de caminhão. Queremos resgatar seu orgulho pela profissão e mostrar que muitos preconceitos históricos são fruto de desconhecimento do dia a dia da estrada”, afirma Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil. “Também queremos atrair os jovens para perto dessa atividade, além de conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento para atingir resultados, como a segurança nas estradas e a rentabilidade nos negócios.” 

De acordo com informações da Scania, a falta de motoristas hoje no Brasil está em nível crítico. Atualmente, de acordo com a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e outras entidades, existem mais de 130 mil vagas abertas para condutores. Algo que vem movimentando o setor em razão de um potencial aumento de postos de trabalho é a Lei 12.619, em vigor desde abril de 2012, que garante ao profissional carga horária definida. Com isso, muitas transportadoras estão em busca de outros motoristas para conseguir cumprir os prazos de entrega de cargas.

“Vale a pena ressaltar que um motorista valorizado e qualificado pode gerar uma economia de combustível de até 10% – um dado valoroso num mercado que trabalha com margens bem apertadas de rentabilidade”, salienta Santos.

Divulgação Scania
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