Scania e Siemens unidas por caminhão elétrico

A Scania (pertencente ao Grupo Volkswagen) e a Siemens firmaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de veículos movidos a energia elétrica. O acordo envolve a integração da tecnologia da Siemens em fornecer energia a veículos com a expertise da Scania na eletrificação de trens de força (conjunto de motor e transmissão) em caminhões e ônibus. “A parceria possibilita que a Suécia [sede da Scania] se torne o primeiro país com caminhões movidos a eletricidade e estradas eletrificadas para uso comercial”, diz Volkswagen em comunicado.

Conforme o texto, a Scania tem explorado, há muito tempo, as possibilidades de eletrificar os trens de força de ônibus e caminhões, e a Siemens tem trabalhado com uma tecnologia pela qual o veículo recebe energia de fios de alta tensão através de um pantógrafo acoplado ao teto. As duas companhias resolveram, agora, trabalhar juntas no desenvolvimento de caminhões movidos a energia elétrica de uso comercial.

“Demonstrações em larga escala de trechos de estradas eletrificados podem rapidamente se tornar realidade através dessa parceria”, afirma o vice-presidente executivo e diretor de Vendas e Marketing da Scania, Henrik Henriksson. “A economia de combustível possibilitada pela eletrificação é enorme, e esse projeto é um marco para o transporte sem combustíveis fósseis”, completa.

No comunicado, a Volkswagen ainda ressalta que a Scania tem lutado continuamente para reduzir o impacto ambiental do transporte pesado, e que o desenvolvimento de veículos elétricos será uma parte importante da transição para um sistema de transporte mais sustentável. “A tecnologia de trens de força da Scania – com um trem de força híbrido (uma combinação das tecnologias elétrica e de combustão interna) – pode ser suplementada pela transmissão de energia elétrica através de um fio de alta tensão (condução) ou através da superfície da estrada (indução), tornando-se, assim, completamente movida a eletricidade em trechos de estradas eletrificados”, conclui o texto.

 

Divulgação Scania/Volkswagen
Divulgação Scania/Volkswagen