SAP: medicina e combate ao câncer


A SAP anunciou recentemente que a plataforma em memória de análise de dados em tempo real, SAP HANA, foi escolhida pela ConcertLinq LLC, subsidiária da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, como base tecnológica de uma inovadora solução que explora os recursos do Big Data em prol de um tratamento melhor e mais efetivo contra doenças como o câncer. 


“Estamos comprometidos em melhorar a vida das pessoas com soluções simples para problemas complexos. Reconhecemos que os desafios globais mais relevantes estão na área da saúde”, diz Margareth Amorim, especialista em soluções para o setor de Saúde da SAP Brasil.


Com a escolha do SAP HANA para o desenvolvimento da solução CancerLinQ, a CancerLinQ LLC quer constituir uma inovadora plataforma tecnológica para informações de saúde explorando os recursos de Big Data para oferecer tratamento de alta qualidade a pacientes com câncer. É uma das poucas e importantes iniciativas envolvendo dados sobre câncer que estão sendo desenvolvidas e conduzidas por médicos com o principal objetivo de aprimorar o atendimento ao paciente.


“O CancerLinQ é o tipo de inovação de que precisamos para avançar no campo da medicina de precisão”, diz Dr. Peter Paul Yu, presidente da Sociedade Americana de Oncologia.  “Coletando e analisando dados de quase todos os pacientes com câncer nos Estados Unidos, o CancerLinQ pode revelar informações personalizadas que vão beneficiar práticas e pacientes oncológicos por todo o País – não importando a filiação ou escolha de sistemas de registro eletrônico de saúde – e assim acelerar os avanços na medicina”, completa.


A parceria da SAP com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica teve início em 2014, com a implementação do Medical Research Insights – uma aplicação que usa uma plataforma de dados clínicos oncológicos desenvolvida pela SAP em parceria com o Centro Nacional Alemão de Doenças Tumorais (NCT). Atualmente, o Medical Research Insights está disponível apenas para pesquisas médicas, e encontra-se em fase de testes nas instalações na cidade alemã de Heidelberg para fins de diagnóstico e tratamento de pacientes.


“Na pesquisa médica, o aproveitamento dos resultados e conclusões acaba sendo limitado quando as evidências científicas são pequenas ou pouco expressivas. As instituições de pesquisa podem usar o SAP HANA para realizar análises detalhadas de centenas de milhares de casos de pacientes. E os pesquisadores podem obter respostas em segundos. Os resultados positivos incluem mais tempo para pesquisa, melhor qualidade de resultados e melhores tratamentos para o futuro”, complementa Margareth Amorim.


Geração de conhecimento para a medicina com o Big Data


Para proporcionar cuidados altamente direcionados, as organizações de saúde e pesquisa precisam de tecnologia que colete e compartilhe volumes e variedades de informações e dados muito extensos. A PHEMI, parceira SAP que oferece um grande banco de dados, auxilia organizações de saúde com uma solução que ajuda pesquisadores e médicos a encontrar de forma rápida e fácil as informações de que precisam em seus trabalhos.


“As organizações de saúde estão transformando enormes volumes de informações em conhecimento médico”, afirma Margareth Amorim. Para a SAP, o desafio não é apenas reunir informações, mas organizá-las e torná-las disponíveis para pesquisadores em todo o mundo e ao mesmo tempo fortalecer o compartilhamento de dados e acordos de consentimento.

CC/Flickr/jfc cherry
CC/Flickr/jfc cherry