SAP investe em empreendedores emergentes

A SAP anunciou que assumiu um compromisso inicial de três anos e €2 milhões com a Endeavor Global, a Endeavor Brasil e a Rede Nacional de Empreendedores na Índia (NEN Índia), organizações com foco abrangente em empreendedores de alto impacto. Como parte de uma nova iniciativa voltada para empresários emergentes, a SAP e seus parceiros têm como objetivo acelerar a geração de empregos e o crescimento responsável e sustentável dos negócios iniciantes, que serão selecionados via Endeavor e NEN. Com foco inicial no Brasil e na Índia, a SAP e seus parceiros planejam expandir a iniciativa para outros mercados emergentes.

“Os empresários de hoje são o alicerce da economia do futuro”, afirma Bill McDermott, co-CEO da SAP. “Acreditamos no ‘Poder do Pequeno’ e no papel fundamental que o setor privado desempenha ao ajudar empreendedores e pequenas empresas. A tarefa agora é identificar e apoiar líderes de pequenas organizações que possuem todos os ingredientes para executar suas fórmulas mágicas de crescimento, acelerar a inovação e criar postos de trabalho para o bem comum. Com essa iniciativa, a SAP está estabelecendo um claro compromisso de investir no futuro de longo prazo dessas empresas, fornecendo talento, tecnologia e capital.”

Em particular, a SAP e a Endeavor Global planejam:

• Desenvolver oportunidades de orientação (mentoring) ligando funcionários da SAP a empresários emergentes em mais de 15 economias em desenvolvimento em todo o mundo, incluindo Brasil, México, Arábia Saudita, Turquia, Grécia e África do Sul, com foco na inovação tecnológica, design thinking e engajamentos de liderança de negócios;
• Conduzir iniciativas de inovação tecnológica, incluindo oficinas de design thinking e o desenvolvimento de uma plataforma online de empreendedorismo para controlar os avanços globalmente e permitir a interação entre empresários de várias localidades geográficas;
• Participar da rede de investidores da Endeavor, que faz apresentações de investidores institucionais qualificados e investidores de risco para empresas bem-sucedidas em mercados emergentes.

Expansão das atividades no Brasil

“Existem 4 milhões de empresas registradas no Brasil, das quais 30 mil têm alto crescimento e são responsáveis por 57% dos empregos no Brasil”, destaca Juliano Seabra, diretor administrativo da Endeavor Brasil. “Hoje, a Endeavor Brasil apoia 57 empresas no País. A parceria com a SAP catalisará a rede de empreendedores de alto impacto da Endeavor Brasil, ajudando empresas de mais alto crescimento a terem acesso a capital e mentores e criando uma nova geração de empresários bem sucedidos.” 

A SAP e a Endeavor Brasil planejam:

• Selecionar 50 empresários emergentes que receberão um pacote personalizado de benefícios, incluindo acesso à futura plataforma online Endeavor Brasil e a oportunidades de voluntariado capacitado com funcionários da SAP;
• Selecionar 20 empresários emergentes dentre de um grupo de 50 que receberão um pacote com um subsídio para crescimento, uma avaliação tecnológica e mentoring exclusivo da SAP;
• Estabelecer uma comunidade online para acompanhar e monitorar o ambiente empresarial no Brasil. Pilotos em profundidade serão executados com agentes locais em determinadas cidades no Brasil pela Endeavor e pelo professor Daniel Isenberg, especialista em ecossistemas globais, reunindo todas as principais partes interessadas em empreendedorismo para criar um plano de ação conjunto em favor de um melhor ambiente empresarial em determinadas cidades. O primeiro piloto teve início em janeiro de 2013 no Rio de Janeiro.

“Com essas iniciativas podemos estimular o potencial de empreendedores e pequenas e médias empresas para gerar crescimento econômico, inovação e oferta de empregos que, por sua vez, são a chave para o sucesso de longo prazo da SAP”, afirma Cristiana Brito, diretora de Responsabilidade Social e Comunicação da SAP Brasil. “Essas ações ajudam as companhias a atingirem todo o seu potencial, criando um impacto positivo econômico, social e ambiental”, conclui.

Divulgação SAP AG
Divulgação SAP AG