Produtividade une Faber-Castell e Staufen Táktica

A Faber-Castell Prata, em Minas Gerais, possui uma unidade florestal e de fabricação de tábuas, que é um dos elementos básicos para a produção de lápis. Com o aumento da competividade, se faz cada vez mais necessário o melhor uso de insumos para lápis por meio do consumo de madeira com diâmetros menores. E este fator tem dificultado o processo de fabricação, principalmente o de secagem.

O método Faber-Castell Prata consiste na extração da madeira (toras), corte em diferentes partes da madeira e secagem das tábuas. As “tabuinhas”, que são o produto final da unidade, devem garantir certas características para o processamento na fábrica da empresa em São Carlos, que são rigorosamente controladas.

Com esta necessidade de se trabalhar com madeiras mais finas, os atuais parâmetros do processo deveriam ser ajustados pela perda de produtividade com problemas de qualidade das tábuas durante a secagem, processo este que prejudica a velocidade final da produção.

Depois de trabalhar previamente em itens de estabilidade básica do andamento, a Staufen Táktica propôs um método científico para otimização do processo de secagem, visando aumento de produtividade e manutenção dos padrões atuais de qualidade. O método de análise baseou-se em um DOE (Design of Experiments) fracionado, de forma a minimizar ao máximo os testes requeridos e coletar a maior quantidade de respostas possíveis para quatro parâmetros de processo previamente selecionados.

Tais parâmetros selecionados para o teste foram acordados e ajustados entre a equipe Staufen Táktica e Faber-Castell de forma a avaliar variáveis com alta possibilidade de relevância; também um plano experimental detalhado de medição foi desenvolvido. A equipe Faber-Castell foi responsável por realizar todos os experimentos desenhados. A Staufen Táktica aplicou o método de análise sobre a coleta de dados e validou as conclusões apresentadas em conjunto a equipe da Faber-Castell.

Os resultados foram surpreendentes, pois a melhor configuração de variáveis de processo nunca havia sido considerada como factível e os experimentos controlados mostraram que existem várias outras otimizações a serem conduzidas de forma a melhorar ainda mais o processo.

Com o desenvolvimento e análise de experimento, a produtividade deste processo foi aumentada em 15% sem aumentar o nível de perdas. A Faber-Castell agora demonstra enorme interesse em continuar as otimizações em retrabalho e outras perdas através de métodos práticos e com alto potencial de retorno.

Divulgação Faber-Castell
Divulgação Faber-Castell