Porsche cria nova subsidiária no Brasil


A empresa alemã Porsche AG pretende fortalecer sua organização de vendas com a abertura de uma subsidiária no Brasil. Com esta decisão estratégica, a Porsche vai entrar em seu primeiro mercado latino-americano com sua própria organização de importação, ampliando sua rede mundial de subsidiárias para 18 localidades.


Com sede em São Paulo, a “Porsche Brasil” tem expectativa de começar a operar em meados de 2015. Ao formar uma joint-venture, o fabricante de carros sediado na Alemanha firmou um acordo de colaboração estratégico com seu parceiro de longa data, a Stuttgart Sportcar SP Veículos Ltda. A operação contemplada já recebeu autorização do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), autarquia federal responsável por assegurar a livre concorrência no mercado brasileiro.


“Um elemento importante ao estabelecer uma subsidiária é o conhecimento do mercado e a rede de concessionárias existente. Estamos muito gratos pelo fato de termos ao nosso lado um parceiro de longa data, que já estabeleceu a marca Porsche de maneira muito sólida no Brasil”, reconhece Bernhard Maier, Diretor Executivo de Vendas e Marketing da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, sobre a parceria com a Stuttgart Sportcar. “Queremos garantir o sucesso futuro da Porsche no Brasil ao nos aproximarmos do mercado e ao atender ainda melhor a necessidades especiais com a ajuda da experiência de nosso parceiro”.

“Desde nossa indicação como importador oficial da Porsche em 1997, temos comprovado que a marca pode contar conosco com uma base de clientes muito fiel aqui no Brasil”, declara Marcel Visconde, Presidente da Stuttgart Sportcar. “Estou muito feliz em ver que a Porsche AG quer ampliar essas conquistas tendo nossa empresa ao seu lado. Continuaremos a proporcionar uma experiência de primeira categoria aos nossos clientes e estamos certos que essa união trará amplas sinergias para a Porsche no Brasil.”

Matthias Brück, ex-presidente e Diretor da Porsche Latin America, foi nomeado Diretor Executivo da Porsche Brasil. “Tendo trabalhado com a estratégia de longo prazo da Porsche na América Latina e especialmente no Brasil nos últimos seis anos, eu estou particularmente feliz por ter sido encarregado de abrir o caminho de sucessos futuros da marca no país”, afirma Brück. “A médio prazo, o mercado conta com um ótimo potencial de crescimento. Com o estabelecimento de uma subsidiária, esperamos pela oportunidade de dar continuidade ao trabalho bem sucedido da Stuttgart Sportcar, continuar o desenvolvimento comercial positivo e contribuir com a estratégia mundial da Porsche”.

Atualmente, a rede de distribuição da Porsche no Brasil é formada por sete Porsche Centers. A Stuttgart Sportcar é proprietária e administradora integral das concessionárias da Porsche em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Em Brasília, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a marca é representada pela Eurobike. A Porsche planeja ampliar gradativamente a rede de concessionárias.

Divulgação Porsche
Divulgação Porsche