Petrobras e MAN fecham parceria para P&D

A Petrobras e a MAN Latin America, a montadora de caminhões e ônibus do grupo Volkswagen, assinaram ontem (14) uma parceria para o desenvolvimento de projetos no campo de combustíveis e motores de veículos pesados, visando unir a experiência das duas empresas para a realização de estudos de novas tecnologias.

Objetivo principal da aliança é o desenvolvimento de combustíveis e motores mais eficientes e, principalmente, com menor emissão de poluentes, atendendo às demandas de uma mobilidade sustentável. As equipes de ambas as organizações trabalharão, por exemplo, para criar um modelo de cálculo do fenômeno da combustão, tendo como base as propriedades físico-químicas dos combustíveis brasileiros.

Para a Petrobras, a aliança é de grande importância, pois permite a avaliação do desempenho de seus produtos nas novas tecnologias automotivas para o segmento de veículos pesados, como por exemplo, o sistema de pós-tratamento dos gases de escapamento. Além disso, com a nova obrigatoriedade da redução do teor de enxofre para 50 ppm em 2012 e 10 ppm em 2013, a parceria com a MAN é vista como fundamental para estudos desse novo cenário no Brasil. 

No Brasil, a MAN lidera as vendas de caminhões há 8 anos consecutivos, com uma participação de mercado acima de 30%. Em 2010, foram emplacados 45.319 caminhões da marca Volkswagen e no segmento de ônibus, a linha Volksbus assegurou a vice-liderança com 7.523 licenciamentos, o que representa uma participação de mercado de 28,7% e um aumento de 23% em relação a 2009.

MAN
MAN