Pesquisa aponta marcas alemãs mais transparentes

A Volkswagen foi a marca apontada como a mais transparente na visão dos consumidores alemães, segundo um levantamento feito pela consultoria Klenk & Hoursch. A fabricante de automóveis liderou o ranking com 44,5% de aprovação entre as 30 companhias abertas de melhor performance financeira da Alemanha, registradas na Bolsa de Valores de Frankfurt.

BMW (38,7%), adidas (37,0%), Lufthansa (36,4%) e Daimler (36,2%) também obtiveram uma boa percepção no quesito transparência, conforme os entrevistados.

O levantamento mostra que quanto mais transparentes são os processos e atitudes das companhias, maior é a simpatia do público pela marca. “A pressão por transparência por parte dos consumidores deverá aumentar ainda mais nos próximos anos. Isso abre grandes oportunidades para que as empresas se destaquem buscando isso voluntariamente”, comenta Volker Klenk, sócio-diretor da consultoria Klenk & Hoursch.

Os consumidores também foram questionados sobre a razão pela qual as empresas devem ser transparentes. Para 89% dos entrevistados, o objetivo é ganhar ou manter a confiança. Construir uma imagem positiva foi a razão apontada por 86% e o aumento da fidelildade do cliente, por 83%.

Os resultados indicam ainda que os setores de alimentos, energia, farmacêuticos e os bancos são os que mais recebem pressão dos consumidores por transparência.

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas, de 14 a 69 anos, em abril deste ano.

VW
VW