Personalidades do Brasil e da Alemanha são homenageadas

O Morro da Urca, na Cidade Maravilhosa, uma das paisagens mais marcantes de nosso País, foi palco da edição 2011 do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2011, a mais alta homenagem concedida a duas personalidades, uma de cada país, que notadamente ofereceram contribuições de extrema relevância às relações bilaterais de ambas as nações.

A cerimônia de premiação ocorreu neste domingo (18) e homenageou o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, representado pelo secretario da Casa Civil do governo carioca, Régis Fischer, e o presidente mundial do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, representado pelo presidente da filial brasileira do grupo, Thomas Schmall.

“O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha destaca trabalhos e iniciativas que beneficiam as relações entre os dois países, ampliando-as e fortalecendo-as. Ao observar a galeria dos premiados, constatamos a riqueza da relação bilateral pela variedade do campo de ação dos homenageados: responsabilidade social, investimentos em novas fábricas, incentivo à formação profissional, questões culturais e proteção ao meio ambiente, entre outras”, afirma Weber Porto, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

O homenageado alemão, Prof. Dr. Martin Winterkorn é, desde 2007, Chairman do Conselho de Administração da Volkswagen AG e dos Conselhos da Audi e da Porsche. A gestão do executivo se caracteriza por medidas adotadas com o objetivo de alçar o Grupo VW à liderança mundial da indústria automobilística. Além de investimentos em novas unidades fabris e expansão da capacidade produtora daquelas já existentes. Os objetivos fixados pelo Prof. Winterhorn também abragem aspectos envolvendo o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o executivo foi um dos responsáveis pela decisão da Volkswagen de investir R$ 6,2 bilhões no Brasil entre 2010 e 2014.

Já o governador Sérgio Cabral está em seu segundo mandato à frente do Rio de Janeiro. No desempenho de suas atividades, destaca-se o trabalho para a recuperação econômica de seu estado, em especial, as iniciativas para atrair investimentos de empresas alemãs à região. Aí estão incluídos os aportes dos grupos ThyssenKrupp (Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul) e MAN LatinAmerica (fábrica de Resende), além do programa de cooperação com o Porto de Hamburgo. Também destaca-se o protagonismo na criação do novo programa de cooperação celebrado entre as cidades do Rio de Janeiro e Colônia, na Alemanha, para proteção contra inundações.

“Alemanha tem uma enorme sinergia com o Brasil. Não há como pensar crescimento econômico e desenvolvimento sem ter em mente a Alemanha. O governo do Rio de Janeiro tem o país europeu como um grande exemplo de desenvolvimento”, afirmou Régis Fischer, em seu discurso.

O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha – Instituído em 1995, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo sob o patrocínio do Conselho Integrado das Câmaras de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha. A iniciativa também conta com o apoio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria – DIHK (Deutscher Industrie und Handelskammertag). A premiação atesta ainda o reconhecimento público às contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países. A cerimônia anual de entrega da premiação é realizada rotativamente, uma vez em cada país. Ela abre os trabalhos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que este ano está em sua 29ª edição (38ª edição da Comissão Mista Brasil-Alemanha).

SXC
SXC