Parceria renova fôlego no combate à malária


A Bayer CropScience acaba de anunciar a continuidade de sua parceria com  o Innovative Vector Control Consortium (IVCC), instituição inglesa voltada à pesquisa de combate a doenças transmitidas por insetos,  com o objetivo de descobrir soluções para produtos demandados pela saúde pública. O acordo, assinado no final de agosto, determina que nos próximos três anos, os parceiros continuarão a estudar novos ingredientes ativos contra os mosquitos transmissores de doenças como a malária e a dengue.



“Novas ideias e também respostas a dúvidas são fatores chaves na  contínua luta contra a malária. Como líder global no controle de vetores, isto é, organismos vivos que podem incubar e transmitir doenças,  estamos satisfeitos por continuar trabalhando com o IVCC,” declarou Sandra Peterson, CEO da Bayer CropScience. Ela reafirmou o compromisso da  empresa em disponibilizar a sua expertise, que inclui a capacidade de rastreamento de substâncias, assim como ampla experiência em sínteses químicas e na pesquisa e desenvolvimento de inseticidas.



Tom McLean, presidente do IVCC, lembrou que, atualmente, a “resistência dos mosquitos aos produtos existentes é um dos maiores problemas que enfrentamos na batalha contra a malária. A parceria com a Bayer CropScience  permite acesso a pesquisas realizadas na área agroquímica, ajudando-nos a enfrentar um dos maiores desafios na área de saúde”.



Números



De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 3,3 bilhões de pessoas, metade da população do globo, correm o risco de ser infectadas pela malária. A cada ano são registrados aproximadamente 250 milhões de novos casos e o número de mortes pela doença chega a um milhão anualmente.



O Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, é um dos 30 países com maior incidência de malária no mundo. São mais de 500 mil atingidos no País a cada ano e, destes, 99 % estão concentrados na Amazônia brasileira.

CCommons
CCommons