OSRAM debate potencial do LED no Brasil

Diante dos desafios ocasionados pelo banimento das lâmpadas incandescentes no Brasil, os principais líderes de marketing da OSRAM no mundo se reuniram na unidade brasileira da empresa, em Osasco-SP, para alinhar estratégias. O encontro reforçou a importância da tecnologia LED, que predomina no stand da multinacional na FEICON BATIMAT 2014, evento programado para os dias 18 a 22 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo.

O workshop OSRAM LATAM reuniu 20 profissionais de Brasil, Alemanha, Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia e Peru, que discutiram o potencial brasileiro para a comercialização de novas tecnologias no setor de iluminação, sobretudo produtos com a tecnologia LED.

“De uma maneira geral, o Brasil possui muito potencial de compra. Só em São Paulo, por exemplo, são 12 milhões de pessoas e todo mundo precisa de iluminação. Além disso, diversas obras e novas construções estão sendo realizadas em todo o país”, declarou Tracie Kacmarcik, Head of Marketing da Osram Sylvania, nos Estados Unidos, onde o banimento já ocorreu.

No Brasil, o prazo para que as tradicionais lâmpadas sejam retiradas do mercado vai até 2016, mas algumas potências já foram removidas das prateleiras. Sobre esse processo, a executiva afirma que o mais importante é entender o mercado para poder falar com consumidores e clientes, pois a OSRAM deseja ajudar e esclarecer quais são as melhores soluções para cada situação.

“Antes, durante e após o processo de banimento nos EUA, nós enfatizamos LEDs e halógenas como substitutas. Como segunda maior empresa de iluminação do mundo, não queremos simplesmente oferecer tecnologias, mas sim escolhas. Nem todos estão prontos para os LEDs, que são ótimas opções e os consideramos como a iluminação do futuro, mas as halógenas também são eficientes, assim como as fluorescentes”, ressalta.

Quanto ao custo das lâmpadas de LED no Brasil, Tracie afirma que a OSRAM está investindo para ampliar o portfólio e que, a cada ano, a tecnologia segue se popularizando. “O preço dos LEDs aqui ainda é muito alto, mas já estamos em processo de barateamento e as próximas gerações de lâmpadas LEDs serão mais baratas”.

Além dos debates, os profissionais presentes no evento também visitaram pontos de vendas e trocaram experiências em trade marketing. Na oportunidade, cada profissional compartilhou as estratégias de sucesso aplicadas nos países onde o banimento já ocorreu, bem como quais ações podem e devem ser adaptadas ao mercado local.

Divulgação Osram
Divulgação Osram