O fator humano na produção é tema de simpósio


Em um mundo globalizado e em rápido ritmo de evolução e mudança, as pessoas tornam-se o principal fator para o sucesso de uma empreitada. Nesse sentido, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI, na sigla em alemão)  promove nesta quinta-feira (17) seu segundo Simpósio Internacional, com o tema “Excelência em Produção: a importância do fator humano”.


A palestra inicial do evento foi proferida pelo Prof. Dr. Engenheiro Thomas Bauernhansl, Diretor Geral do Instituto Fraunhofer para Tecnologia de Produção e Automação de Stuttgart, Alemanha. Ao falar sobre o fator humano na produção, Bauernhansl tratou da excelência dos profissionais, do equilíbrio entre vida privada e trabalho e dos desafios para gerenciar essas questões no dia a dia da produção.


Dentre as mudanças pelas quais passa o mundo, ele destaca a globalização, as mudanças econômicas e demográficas e as novas tecnologias como pilares para entender a posição do profissional na transformação das dinâmicas do mercado.


A globalização demanda pessoas multicompetentes, que se adaptam melhor a novas situações e têm a capacidade de ser flexíveis em determinados momentos. Esses colaboradores serão operadores de diversos processos automatizados e inteligentes, em funcionamento simultâneo, e a sua produtividade ditará o ritmo e a dimensão dos ganhos. A produtividade, portanto, deve compensar os custos de mão-de-obra e excedê-los cada vez mais, em um cenário ideal.


Para Bauernhansl, a competência é a chave para o sucesso e o indivíduo deve atentar para o seu constante desenvolvimento. “Aumentando os níveis de qualificação e competência, a flexibilidade e a resposta do colaborador aos objetivos serão melhoradas”, explica. As mudanças demográficas também trazem uma dinâmica de maior competitividade no mercado, forçando a maior qualificação das pessoas.


“O profissional deve ser o centro do sistema produtivo e as empresas precisam de colaboradores que entendam todo o contexto”, afirma Bauernhansl. “Como ‘cérebro’ do sistema, as pessoas são parte integrante da produção e formam uma rede de inteligência. Assim, a integração dos colaboradores nos processos de mudança deve ser feita desde cedo”, completa. Com as novas tecnologias, serviços podem ser automatizados enquanto profissionais se aproveitam do suporte de máquinas e aparelhos para realizar mais tarefas, aumentando sua produtividade.


O equilíbrio entre vida privada e profissional é apontado por Bauernhansl como fundamental na excelência do trabalho. A qualidade de vida deve ser promovida pelas empresas e perseguida pelas pessoas em primeiro lugar, para que haja então dedicação às obrigações e atividades profissionais.


Como recado aos participantes do simpósio, ele concluiu que “os colaboradores são o melhor e mais importante recurso da empresa”. Um investimento líquido e certo.

Fraunhofer IPA
Fraunhofer IPA