Novos Volksbus chegam para transporte público em São Paulo

ÔnibusA Allibus recebeu oito chassis Volkswagen com carroceria da AMD para compor a sua frota para o transporte da capital paulista. Sete unidades são do micro-ônibus Volksbus 9.160, equipado com carroceria Solum, e a outra, do Volksbus 15.190 seguindo o modelo Alamo da AMD. Os veículos foram comercializados pela Apta Caminhões e Ônibus de São Bernardo do Campo, na região Metropolitana.

Os chassis Volksbus 9.160 OD contam com motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas. Outros itens acentuam o conforto do condutor e de passageiros, como o sistema de troca de marchas por cabos e embreagem servo assistida, que proporcionam maior precisão nos engates e menor esforço ao motorista. Além disso, o painel de instrumentos incorpora uma série de itens que facilitam a condução durante o percurso.

Esses chassis estão encarroçados com o modelo Solum, da AMD, com 25 lugares, e são equipados com ar-condicionado, elevador para acesso de pessoas com deficiência, cinto de segurança retrátil de três pontos, amplo espaço interno, poltronas econômicas com apoios de cabeça, câmera e sensor de ré, e iluminação interna que permite sensação aconchegante com tecnologia em LED.

O Volksbus 15.190 OD também tem o motor dianteiro – configuração ideal para o transporte urbano. Equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, o modelo vem com embreagem de 395mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.

Sua carroceria Alamo também é equipada com elevador para acesso de pessoas com deficiência, janelas laterais com vidros temperados fumê, piso de chapa de alumínio, amplo espaço interno, poltronas ergonômicas com apoios de cabeça, sistema de campainha por botão e sem fio e ainda iluminação interna que permite sensação aconchegante com tecnologia em LED. A poltrona do motorista tem regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal, cinto de segurança retrátil de três pontos, além de o veículo contar com escapamento traseiro embutido, câmera e sensor de ré.

A Allibus Transportes Ltda está instalada na Vila Matilde, zona leste da capital paulista. Seus veículos atendem à população da área 04, composta por vários bairros da zona leste de São Paulo. Com uma frota de mais de 600 veículos agregados, transporta diariamente cerca de 430 mil pessoas, empregando direta e indiretamente cerca de três mil colaboradores.

Foto: Divulgação MAN