Novo Volkswagen faz 100 km por litro

A Volkswagen está prestes a alcançar a sua meta de levar ao mercado um veículo que promete revolucionar a mobilidade do futuro. A marca alemã apresenta durante o Salão do Automóvel do Catar, que vai até o próximo sábado (29), o protótipo Volkswagen XL1, que consome apenas 0,9 litros a cada 100 quilômetros.


Movido por uma combinação de motor elétrico e motor a combustão, o carro é o híbrido mais eficiente já criado. Este é o terceiro de uma série de modelos, cuja versão anterior, o L1, foi mostrada no Brasil em outubro do ano passado, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.


Eficiência


A estrutura leve (795 kg) conta com peças da carroceria feitas com polímero reforçado com fibra de carbono, tecnologia empregada na construção dos carros da Fórmula. Os assentos são posicionados lado a lado, em lugar do arranjo longitudinal, e as portas possuem abertura vertical, do tipo “asas”, facilitando a entrada e saída do carro.


Quando toda a potência do sistema híbrido é usada, o protótipo acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, alcançando a velocidade máxima é de 160 km/h (limitada eletronicamente).


Ainda não há previsão para a fabricação do XL1, porém a Volkswagen afirma que atingiu uma redução significativa dos custos, um passo importante para tornar possível a produção de uma série limitada. A expectativa, também, é de que a tecnologia empregada no modelo seja aplicada nos novos produtos com apelo ambiental da marca alemã.

Divulgação/VW
Divulgação/VW