Nova droga da Bayer conquista prêmio do Governo alemão

Uma equipe multidisciplinar de cientistas da Bayer, chefiada por Frank Misselwitz, Elisabeth Perzborn e Dagmar Kubitza, acaba de receber o Deutscher Zukunftspreis 2009, o mais importante prêmio do Governo alemão para inovação e tecnologia. A nova droga – Rivaroxaban – é comercializada com o nome Xarelto® e é utilizada para a prevenção e o tratamento do tromboembolismo venoso (TEV), doença que envolve a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas de grande porte.


Ela age especificamente na formação dos coágulos e é administrada por via oral, em dose única diária, ao contrário dos outros medicamentos que são injetáveis e necessitam de controle constante. Milhões de pessoas são afetadas todos os anos pelo tromboembolismo venoso. No mundo ocidental, a doença mata duas vezes mais do que câncer de mama e próstata, HIV/Aids e acidentes de trânsito juntos. Werner Wenning, CEO da Bayer AG, afirmou estar muito satisfeito com o reconhecimento do trabalho realizado pelo equipe da empresa. “Ele mostra o valor que a Bayer dá à pesquisa e à inovação”.


O Deutscher Zukunftspreis, como a mais importante premiação alemã, enfatiza a importância da pesquisa. Com isso, as possibilidades que existem nas ciências naturais, na tecnologia e na medicina são apresentadas mais claramente à sociedade”, complementou Wennig. O Rivaroxaban foi desenvolvido pelo laboratório da Bayer em Wuppertal (Alemanha), em parceria com a Bayer HealthCare e a Johnson & Johnson Pharmaceutical Research & Development, e já está disponível em mais de 50 países em todo o mundo pela Bayer Schering Pharma. No Brasil, será lançado no mercado durante o primeiro trimestre de 2010.

Zukunftspreis/Divulgação
Zukunftspreis/Divulgação