Merck reforça apoio para eliminar doenças tropicais


A Merck anunciou que irá aumentar em dez vezes a sua doação de medicamentos para o tratamento da esquistossomose. O objetivo da empresa é contribuir para a eliminação da doença na África e a iniciativa faz parte do programa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação de dez diferentes doenças tropicais, que afetam aproximadamente um bilhão de pessoas em todo o mundo.



Com isso, a organização passará a doar anualmente 250 milhões de comprimidos de praziquantel, medicamento apontado como o mais eficaz no tratamento contra o parasita causador da doença.



"Estamos comprometidos com a eliminação da esquistossomose em parceria com a OMS e outras entidades", afirmou Stefan Oschmann, membro da Comissão Executiva da Merck responsável pelo setor Pharmaceuticals. "Teremos de criar capacidades adicionais para atingir as quantidades necessárias. Uma equipe do projeto está trabalhando estreitamente com a OMS para determinar como alcançar a meta de 250 milhões de comprimidos por ano", explicou.



Ainda, como parte do compromisso expandido, a Merck realizará pesquisas com o intuito de desenvolver uma nova fórmula do medicamento, adequado também para uso em crianças pequenas. Atualmente, o praziquantel só pode ser usado no tratamento de crianças a partir de cinco anos.



O anúncio do aumento de suas doações da Merck foi feito ontem (30), em Londres, durante uma reunião organizada pela Bill & Melinda Gates Foundation, a maior instituição de caridade do mundo. Objetivo do encontro que reuniu 13 grandes companhias farmacêuticas internacionais, além de representantes de diversos governos e do Banco Mundial, é ajudar a OMS a atingir sua meta de controlar ou eliminar dez doenças tropicais até 2020.



Como parte do esforço coordenado, os apoiadores do projeto se comprometeram a compartilhar conhecimentos e compostos para acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos e a fortalecer a distribuição de medicamentos e programas de implementação. Ao todo, os participantes deverão investir mais de US$ 785 milhões para suportar estes objetivos.

Divulgação / The Merck Group
Divulgação / The Merck Group