Mercedes-Benz terá fábrica de carros no Brasil

A Daimler (detentora da Mercedes-Benz) anunciou oficialmente, nesta terça-feira (1º), que vai construir uma fábrica de automóveis no Brasil, no município de Iracemápolis, na região de Limeira, no interior de São Paulo. O presidente mundial da Mercedes-Benz Automóveis, Andreas Renschler, e o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, assinaram protocolos de instalação da fábrica tanto com a presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília, no início da tarde desta terça-feira, quanto com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, na capital paulista, no final da tarde.

A Daimler vai investir, inicialmente, R$ 500 milhões na unidade, que vai produzir a próxima geração da Classe C e o GLA a partir do começo de 2016. A produção prevista é de 20 mil veículos por ano, e devem ser gerados cerca de 1.000 empregos diretos e 3.000 indiretos.

Andreas Renschler iniciou seu discurso na cerimônia de São Paulo lembrando uma provocação feita pela presidente brasileira no ano passado: “Quando a presidente Rousseff visitou o estande da Mercedes no Salão do Automóvel de São Paulo, nós a convidamos para sentar em um de nossos carros ali expostos. Ela disse em resposta que faria isso se construíssemos uma fábrica local. Bem, nós levamos aquilo a sério, e hoje estou feliz em anunciar que a Daimler vai construir uma nova fábrica aqui em São Paulo”.

Ele também frisou que a unidade auxiliará a companhia alemã a conquistar seu objetivo: “Queremos ser líderes no segmento Premium no máximo até o final dessa década. Estamos expandindo nossa rede de produção para criar a capacidade produtiva que precisamos para alcançar nossas metas. Ao fazermos isso, estamos seguindo o princípio: fabrique onde você vende. E o Brasil tem muitos consumidores potenciais. Hoje, o País é um dos cinco maiores mercados automotivos no mundo, e caminha para estar entre os três maiores. Até 2020, o mercado de carros de passeio deve crescer em 50%, e o segmento Premium vai liderar esse crescimento”.

Philipp Schiemer afirmou que, “com a produção local de automóveis, a Mercedes-Benz sobressai como a única empresa que atua em todos os segmentos de mobilidade no Brasil, com automóveis, caminhões, ônibus e vans. A proximidade das nossas fábricas em São Paulo e Minas Gerais também nos permitirá ter maior integração entre as plantas e as possibilidades de intercâmbio para os funcionários”. Além dessa proximidade com as fábricas de Campinas (SP), São Bernardo (SP) e Juiz de Fora (MG), outros fatores citados por Schiemer para a escolha por produzir no interior de São Paulo (Santa Catarina também estava sendo cotada pela empresa) são a mão de obra qualificada e a proximidade com fornecedores e com o principal mercado consumidor dos automóveis da marca.

A Mercedes-Benz no Brasil

A empresa alemã começou a produção em território brasileiro em 1956, na fábrica de São Bernardo do Campo, a maior de caminhões da Daimler fora da Alemanha (a unidade produz também chassis de ônibus e agregados, como motores, caixa de câmbio, eixos e cabines de caminhões). Em Campinas, a companhia tem uma Central de Peças e um Centro de Treinamento, e em Juiz de Fora, uma fábrica de caminhões leves. Cerca de 14 mil colaboradores trabalham nas três unidades, e o resultado total dos negócios da empresa no País no ano passado foi de R$ 11,9 bilhões.

Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
Roberto Stuckert Filho/Presidência da República