Mercedes-Benz apoia programa educacional

A Mercedes-Benz promoveu na última quarta-feira (15), juntamente com a organização Alfabetização Solidaria (AlfaSol) e seus outros patrocinadores, a formatura das 30 turmas do Projeto Educação Profissional. O evento ocorreu na Associação Desportiva Classista Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, e contou com a participação de executivos da Mercedes-Benz do Brasil, da AlfaSol, do Deutsche Bank e do Banco Pine.


“Este projeto de educação profissional foi criado para agregar conhecimentos e revelar vocações a partir da formação voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos”, explicou, em nota, a entidade organizadora do projeto. Durante oito meses, os adolescentes entre 14 e 18 anos frequentaram as aulas dos cursos de ocupações administrativas, logística, comércio e varejo e telesserviços, ministradas nas organizações comunitárias parceiras distribuídas pelas zonas Leste e Sul da capital paulista.


As aulas práticas foram compostas por visitas à fábrica de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, uma das patrocinadoras do projeto. “Para a maioria dos participantes, esta foi uma oportunidade única de conhecer uma das mais importantes indústrias automotivas do País”, afirma Maristela Miranda Barbara, diretora do Departamento de Formação e acompanhamento pedagógico da AlfaSol. Além disso, os alunos exercitaram o conhecimento adquirido em sala, tomando a frente da organização da formatura.


Os jovens que participaram do programa aprenderam sobre os desafios do mercado de trabalho e desenvolveram habilidades para o dia a dia: “Se não fosse essa experiência, eu não saberia como me portar em uma entrevista de emprego e falar corretamente com as pessoas, por exemplo. Aprendi coisas que ajudaram a melhorar meu desempenho na escola e dentro de casa também”, contou Lucas, jovem de 15 anos, escolhido para ser um dos mestres de cerimônia da formatura. Ao final do programa, a própria AlfaSol faz um acompanhamento com os alunos, seleciona os talentos e procura auxiliá-los para conseguir um emprego.

Divulgação/Mercedes-Benz
Divulgação/Mercedes-Benz