Mercado de luxo brasileiro atrai empresas alemãs


O mercado brasileiro de banheiros Premium tem atraído empresas alemãs. Com o aumento da renda da população e o bom desempenho econômico, o País tem assistido à multiplicação de investimentos de grupos do país europeu voltadas à classe AAA.



A Dornbracht, especializada em metais e acessórios de luxo para banheiros e cozinhas, tem como meta alcançar € 5 milhões em vendas em solo brasileiro dentro de cinco anos. A companhia está presente no País desde 2009, através da parceria com uma empresa de Campinas (SP), que vende seus produtos com exclusividade no Brasil. No final de abril, o CEO da empresa, Andreas Dornbracht, esteve em São Paulo para acompanhar de perto os investimentos da organização.



A Kaldewei, líder mundial no segmento de banheiras e pisos para duchas de alto padrão, iniciou no final do ano passado as vendas de seus produtos no Brasil, o primeiro dentre os vizinhos latinoamericanos a receber um ponto de venda da empresa. Além do constante crescimento econômico brasileiro, o fato de sermos o maior mercado para utensílios domésticos do continente atraiu a companhia.



Agora é a vez da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, anunciar investimentos no segmento no País. A companhia informou, recentemente, o início do fornecimento do Multitec – um sistema de poliuretano desenvolvido para substituir a resina poliéster reforçada com fibra de vidro usada no revestimento de banheiras – para o mercado brasileiro. Segundo a organização, o material é menos nocivo ao meio ambiente e ao ser humano do que as alternativas disponíveis no mercado, trazendo mais segurança aos trabalhadores do setor. A previsão é que as primeiras banheiras fabricadas com o novo revestimento estejam disponíveis no mercado nacional no segundo semestre de 2012.



“O Multitec será utilizado inicialmente na fabricação de banheiras de luxo. Com suas propriedades térmicas e mecânicas, possibilita a fabricação de peças melhores tanto para manter a água quente por mais tempo quanto para proporcionar mais conforto acústico durante o banho”, explica o gerente de Marketing e Aplicação Técnica da Bayer MaterialScience, André Borba. Segundo o executivo, este é um mercado que movimenta R$ 120 milhões por ano no Brasil e que deve aumentar em 15% até 2014.

Divulgação Kaldewei
Divulgação Kaldewei