Marcas alemãs deslancham no mercado premium


As vendas mundiais de carros de luxo deslancharam em 2014. As três maiores marcas do segmento, as alemãs BMW, Audi e Mercedes-Benz, alcançaram recordes de vendas no ano passado. Juntas as empresas entregaram mais de 5,5 milhões de carros no mundo.


O Grupo BMW foi o líder global do segmento em volume de vendas, rompendo pela primeira vez a barreira dos 2 milhões de carros vendidos em um ano, com 2,11 milhões de unidades. O volume é 7,9% maior do que o do ano anterior. O total inclui 1,81 milhão de emplacamentos da marca BMW, que anotou expansão de 9,5%, 302,1 mil unidades da Mini, com crescimento de 0,9%, e ainda 4 mil entregas de automóveis da Rolls-Royce, que ampliou os negócios em 11,9%.

A companhia aponta que os lançamentos foram o principal impulso à evolução dos negócios. “Os novos modelos, como o BMW X4, o Série 2 Active Tourer, demonstram nossa habilidade de desenvolvimento com a atração de novos clientes para a marca”, destacou em comunicado Ian Robertson, membro do conselho administrativo do grupo responsável por vendas e marketing da marca BMW. A divisão de motocicletas BMW Motorrad acompanhou o recorde da empresa. Foram vendidas mais de 120 unidades ao longo do ano, com crescimento de 7%.

Já a Audi registrou salto nas vendas ainda maior do que o da BMW no ano passado. Com alta de 10,5%, o número de carros entregues pela companhia chegou a 1,74 milhão, superando o resultado da Mercedes-Benz no período. A performance também deu fôlego ao Grupo Volkswagen, que desbancou a Toyota como a companhia que mais vendeu veículos no mundo em 2014.

A montadora calcula ter conquistado 165,6 mil novos clientes. A família A3 e os utilitários esportivos são apontados como grandes impulsos dos negócios. “Obtivemos um ano recorde de grande sucesso antes mesmo do segundo estágio da nossa ofensiva com novos modelos. Ao mesmo tempo, as condições em muitos mercados continuam a ser desafiadoras”, avalia Rupert Stadler, presidente do conselho administrativo da Audi.

Mesmo ao perder o posto de segunda maior marca premium do mundo, a Mercedes-Benz encerrou 2014 com vitórias importantes. As vendas chegaram ao recorde de 1,65 milhão de veículos, com alta de 12,9%, graças, principalmente, aos modelos compactos e às novas gerações do Classe C e Classe S. O projeto para este ano é seguir com a ofensiva, mas no segmento de SUVs.

Até 2020 a empresa pretende lançar pelo menos 11 modelos de diversas categorias. Paralelamente a companhia trabalha para fazer com que a experiência do consumidor com a empresa seja a melhor possível. Para isso foi criada a marca Mercedes Me, que já conta com uma loja em Hamburgo, na Alemanha. Ali são oferecidas apresentações de produtos aos consumidores, experiências gastronômicas e uma série de eventos interativos.

Com informações Automotive Business

Divulgação BMW
Divulgação BMW