Mandril da SCHUNK aumenta vida de ferramentas


O mandril hidráulico de alta performance SCHUNK TENDO E compact permite o aumento da vida útil das ferramentas de corte em até 300% em comparação a outros sistemas de fixação, conforme estudo recente realizado pelo Instituto de Tecnologia de Produção WBK, no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT). O estudo comparou diferentes montagens de ferramentas durante fresamento em diferentes profundidades e diversas máquinas. Isso significa que até dois terços das ferramentas podem ser economizadas.

Heinold Kostner, gerente de Portfólio e Produto de Tecnologia de Fixação em Lauffen, da SCHUNK GmbH & Co. KG, diz que o estudo ratificou a série de testes feita internamente. “Porém pela primeira vez foi realizado por especialistas neutros e de uma maneira ampla”, afirma. Ele destaca que o TENDO E compact impede danos na aresta de corte, o que prolonga a vida da ferramenta de corte e previne marcas de vibrações na superfície da peça.

Os testes independentes indicam ainda que a carga no rolamento do fuso e no eixo-árvore é significativamente reduzida. A complexa interação de precisão de concentricidade, rigidez, absorção de vibração e de enormes forças de fixação contribuem para esse efeito positivo. Nessa combinação, as buchas de redução e a câmara hidráulica do TENDO E compact desempenham um papel importante.

Uma questão colocada é se as forças de fixação dos porta-ferramentas por expansão hidráulica são consideradas altas o suficiente para usinagem pesada, já que os porta-ferramentas hidráulicos foram desenvolvidos particularmente para furações de alta precisão e operação de acabamento por um longo período de tempo.

Porém, essa regra não se aplica para o TENDO E compact. Fixado em condições a seco, a montagem capacita a fixação de uma haste de Ø 20 mm com torque de até 900 Nm. No caso de Ø 32 mm, a fixação transfere torques de até 2.000 Nm. Isso é 60% mais do que os mandris hidráulicos convencionais alcançam. Ao mesmo tempo ele dispõe de uma precisão de concentricidade < 0.003 mm a um comprimento de 2,5 x D e um grau de balanceamento (norma HSK) de G 2.5 a 25.000 rpm. Tais qualidades o tornam  adequado para acabamento, usinagem pesada e também furação, rosqueamento e fresamento. Devido à rápida troca de ferramenta através de uma chave Allen, também é adequado para usinagem flexível de lotes de pequena e média série.

 

Divulgação Schunk
Divulgação Schunk