MAN Latin America: pioneira em testes elétricos


A MAN Latin America é a primeira montadora da América Latina a realizar o dimensionamento elétrico completo de um caminhão em fase de testes. O VW Delivery 8.160, um dos veículos mais vendido do Brasil, foi o escolhido para dar o pontapé inicial neste projeto, cujos resultados já serão observados na linha de comercialização da família em 2015.
 
Toda avaliação ocorreu em laboratório especializado do fornecedor Delphi, em Jambeiro (SP), com acompanhamento direto de representantes da Engenharia e Qualidade Assegurada da MAN Latin America. A iniciativa permite que a empresa consiga antecipar possíveis problemas elétricos ainda em fase de desenvolvimento, com uma rica coleta de dados, assegurar a proteção de todos os circuitos e realizar testes investigativos para análises de melhorias. É um forte aliado, ainda, na redução de custos de material, que pode chegar a 10% para futuros projetos, nesta primeira fase.
 
“Foram dois anos de estudos que nos possibilitaram readequar sistemas e desenvolver novas diretrizes, agregando valor ao produto. A iniciativa nos posiciona de forma positiva frente a um mercado com demandas crescentes de atualizações e inovações técnicas. O próximo passo é atender às demais famílias de veículos Volkswagen e MAN”, destaca Gastão Rachou, vice-presidente de Engenharia, Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfólio da MAN Latin America.
 
O teste acontece de forma estática e engloba todo o sistema elétrico do veículo, que abrange mais de mil pontos de medição entre as áreas interna (cabine) e externa do caminhão. As condições são fundamentadas nas relações de demanda versus capacidade, que permitem identificar ociosidades tanto na utilização de energia, quanto em materiais da arquitetura elétrica do veículo, e simular curtos-circuitos em todos os pontos para avaliar o grau de proteção e segurança do chassi.

Divulgação MAN
Divulgação MAN