MAN inicia produção e amplia suas atividades no Brasil

A MAN Latin America anunciou a expansão de suas atividades e instalações no Brasil. Além de aumentar sua área de estoque na cidade de Resende, Rio de Janeiro, a montadora de origem alemã também instalou uma nova unidade de montagem em sua planta na cidade de São Paulo. No local são fabricados motores da marca MAN, os quais serão usados em alguns dos modelos da nova linha Volksbus apresentada durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (19).


“Com isso, produziremos boa parte da motorização que iremos oferecer aos nossos clientes a partir de 2012”, informou o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, durante o evento. De acordo com Cortes, foram investidos cerca de R$ 85 milhões para construção do novo parque de fornecedores na unidade em Resende, onde hoje são produzidos em média 350 veículos por dia. Além disso, a empresa investiu aproximadamente R$ 300 milhões no desenvolvimento e implementação da tecnologia Euro 5, já utilizada na Alemanha e agora também nos novos motores produzidos aqui.


Dessa forma, o grupo, que também anunciou o ganho de uma licitação federal para fornecer 2.940 ônibus ao programa federal “Caminho da Escola” nos próximos meses, traz uma nova tecnologia para o País, mas também “uma nova marca de motores para o mercado brasileiro”, conforme o Diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da empresa, Ricardo Alouche.


Nova linha Volksbus com tecnologia importada


A série Volksbus 2012 é a linha dos primeiros ônibus da marca Volkswagen a contar com motores Euro 5, desenvolvidos para atender às normas de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P7). A sétima fase deste programa, criado em 1996 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), entra em vigor em janeiro do ano que vem e prevê a redução de emissões de material particulado e óxidos de nitroegênio (NOx) em até 60% e de monóxido de carbono (CO) em 18,5%.


Além da motorização própria, a linha conta com novos motores Cummins que complementam a oferta da tecnologia Euro 5. Os novos ônibus contam também com uma série de novidades tecnológicas, adaptadas para o mercado nacional.


“Chegamos aos 30 anos de operações surpreendendo o consumidor com soluções sob medida. De 2009 até agora, a MAN Latin America já entregou 5.600 ônibus escolares em todo o País. Agora, com os novos Volksbus, estamos prontos para atender ao mercado como um todo, empregando as mais avançadas tecnologias existentes”, disse Roberto Cortes.

Divulgação/ MAN Latin America
Divulgação/ MAN Latin America