MAN capacita militares para operar caminhão


A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, realizou uma rodada de treinamentos com militares de diversas regiões do País para que estejam capacitados a operar o caminhão Constellation 31.320 6×6, único modelo com esse tipo de tração fabricado no Brasil atualmente. As 120 unidades do veículo adquiridas pelo Exército Brasileiro vão atuar na movimentação de tropas em missões nacionais e internacionais, como porta-contêineres ou no transporte de pontes de engenharia.


Segundo a companhia, futuros condutores dos caminhões passaram por capacitações para estarem aptos a realizar inspeções diárias, verificar mensagens no painel de instrumentos e operar todos os seus comandos, além de receberem noções básicas sobre o funcionamento do veículo. Para completar o treinamento, os militares também comprovaram os atributos do Constellation 6×6 na pista de testes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).


“Há sete anos desenvolvemos produtos sob medida para o Exército Brasileiro. Quebramos uma hegemonia da concorrência e a MAN já é hoje a segunda maior fornecedora de veículos à instituição. As licitações vencidas a cada ano mostram a qualidade e robustez de nossos produtos”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.


Caminhão brasileiro 6×6 supera expectativas


Baseado no modelo VW Constellation 31.320, o único caminhão 6×6 fabricado no Brasil atualmente tem capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno (10QT), além da possibilidade de transportar grandes equipamentos de artilharia (obuseiro). É capaz de transpor cursos d’água de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral.


Desenvolvido especialmente para atender às necessidades do Exército Brasileiro, o veículo foi submetido a testes em condições severas e reais de operação, apresentando resultados acima das expectativas das Forças Armadas.  

Divulgação MAN Latin America
Divulgação MAN Latin America