Mahle e Behr fecham acordo acionário

Duas das maiores fornecedoras alemãs do setor automotivo assinaram um acordo que estipula a compra de 60% das ações da Behr pela Mahle. O contrato também permite que os acionistas da Behr vendam ações da Mahle durante dez anos.


Espera-se que, em médio prazo, o volume de vendas conjuntas chegue a €10 bilhões. Segundo Heinz Junker, presidente mundial da Mahle, “a participação cria um potencial adicional importante para o futuro das duas empresas no mercado de soluções de sistemas completos de motor e transmissão para automóveis e veículos comerciais modernos”.


De acordo com Horst Geidel, presidente do Conselho Supervisor da Behr, os acionistas de ambas as empresas apoiaram o acordo que, na visão deles, trará benefícios para ambos os lados. “As duas empresas estão combinando suas forças e garantindo sua posição no grupo dos principais fornecedores de produtos automotivos do mundo”, afirmou.


A Mahle atualmente é uma das maiores fornecedoras de equipamentos automotivos do mundo. Com mais de 43 mil funcionários trabalhando em 100 fábricas, as atividades da empresa incluem a produção de motores grandes, filtragem industrial, sistemas de resfriamento e ar condicionado, especialidades também da Behr. Só em 2009 o total de vendas da empresa chegou a € 3,9 bilhões.


Entretanto, apesar de promissor, o acordo ainda está sujeito à aprovação das autoridades de antitruste. Caso tudo corra bem, espera-se que dentro de 2 ou 3 meses os diretores da Mahle sejam nomeados os novos membros do Conselho Supervisor da Behr, dando início às atividades conjuntas das suas empresas.

Behr Group
Behr Group