Lanxess expande presença no Brasil

A Lanxess anunciou, nesta terça-feira (14), um acordo com a holandesa Royal DSM N.V no valor de €310 milhões. O negócio envolve a incorporação, por parte da Lanxess, de duas fábricas da DSM Elastômeros: uma localizada em Triunfo (RS) e outra em Sittard-Geleen (Holanda). Com aproximadamente 420 funcionários, a DSM Elastômeros deverá registrar, em 2010, um faturamento de € 380 milhões.


“A aquisição amplia nossa base de produção no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que ratifica nosso comprometimento em crescer nos países do BRIC”, afirmou Marcelo Lacerda, Presidente da Lanxess no Brasil.


 O acordo de incorporação deverá ser finalizado assim que o processo de consulta com os representados dos trabalhadores da DSM Holanda tiver sido encerrado. A transação ainda está sujeita à aprovação pelas autoridades antitruste e deve ser concluída nos primeiros meses de 2011.


 Produto e tecnologia –


 A DSM Elastômeros produz borracha sintética do tipo EPDM, utilizada nas indústrias automobilística, aeroespacial, de construção civil e de equipamentos eletrônicos. Suas propriedades incluem densidade muito baixa, resistência ao calor e à oxidação, assim como boas propriedades de isolamento elétrico.


Além de fortalecer a sua posição no mercado, a incorporação permitirá à Lanxess ter acesso à tecnologia ACE, que reduz os custos de produção e amplia as possibilidades de aplicação da borracha.


As duas unidades que serão incorporadas à Lanxess produzem 200 mil toneladas/ano, sendo 40 mil toneladas originadas no Brasil e 160 mil toneladas na Holanda. O novo negócio deverá ser integrado à unidade de Technical Rubber Produts (TRP) da Lanxess que, com unidades na Alemanha e nos Estados Unidos, tem capacidade produtiva de 120 mil toneladas/ano de EPDM.


As estimativas para os próximos dez anos são de que o mercado global para esse tipo de borracha tenha um crescimento percentual de um dígito por ano, impulsionado, principalmente, pelo aumento das demandas do Brasil e da China.

Lanxess/Divulgação
Lanxess/Divulgação