Lanxess define meta global para mulheres na gestão

O grupo alemão de especialidades químicas Lanxess está lançando uma meta corporativa global em médio prazo, para aumentar a proporção de mulheres na gestão de níveis médio e superior. Este compromisso voluntário deverá atingir uma proporção de 20% desses cargos sendo ocupados por mulheres até 2020. A porcentagem atualmente é de pouco menos de 15%. Globalmente, as mulheres representam 18% do efetivo global de 17.100 funcionários.

“Com nossa meta ambiciosa e muito específica, pretendemos ajudar mais mulheres altamente qualificadas a desenvolver suas carreiras dentro da empresa. Em função da mudança demográfica, a nossa iniciativa vai contribuir para a igualdade de oportunidades”, explica o presidente do Conselho de Administração da Lanxess, Axel C. Heitmann.

No ano passado, a Lanxess lançou a iniciativa “Diversidade e Inclusão”, que visa promover a igualdade de oportunidades e o equilíbrio entre trabalho e vida na indústria química, tradicionalmente dominada por homens. Em uma primeira fase do projeto, uma análise global examinou o nível de diversidade da empresa em termos de sexo, nacionalidade e idade de sua força de trabalho. Cerca de um terço dos funcionários da companhia na Alemanha têm menos de 40 anos de idade, e a gerência sênior da empresa – o nível abaixo do Conselho de Administração – representa 16 nações.

A Lanxess é, de acordo com informações da companhia, uma das primeiras empresas na Alemanha a introduzir um conceito de licença para cuidados. Desde o ano passado, a empresa proporciona aos seus funcionários mais tempo e liberdade financeira para cuidar de familiares doentes, e também oferece aconselhamento individual a esses colaboradores. Este apoio é adaptado de forma flexível às necessidades individuais dos funcionários.

“A implementação de longo prazo de um sistema global de gestão de diversidade e inclusão irá enfatizar a nossa atratividade como um empregador, criar a igualdade de oportunidade e beneficiar a empresa estratégica e financeiramente”, diz o diretor de Trabalho e membro do Conselho de Administração da Lanxess, Rainier van Roessel.

 

Divulgação Lanxess
Divulgação Lanxess