Krones fornece cervejarias completas à Petrópolis

A Krones está fornecendo duas plantas completas, incluindo todo o processo de fabricação da cerveja até a embalagem da bebida paletizada, para as novas plantas do Grupo Petrópolis, instaladas nas cidades de Alagoinhas, na Bahia, e Itapissuma, em Pernambuco.

A Petrópolis já contava, antes de Alagoinhas e Itapissuma, com dez linhas completas de envase da Krones distribuídas nas outras unidades do grupo. No ano passado, a cervejaria fez à Krones um dos maiores pedidos de sua história, com o projeto das duas fábricas, permitindo ampliar a parceria que se tinha na área de envase para a área de processos.

O projeto de Alagoinhas entrou em operação em novembro de 2013. A planta foi construída em um período de aproximadamente um ano a partir do início da preparação do terreno. A planta de Itapissuma, por sua vez, será inaugurada no primeiro semestre de 2014.

As linhas de envases de Alagoinhas são compostas de uma linha de vidro e outra de latas. A linha para embalagens de vidro tem rendimento de 62.000 garrafas por hora; a de latas, velocidade de até 128.000 latas por hora. Esta é a linha de latas mais veloz já fornecida pela Krones com apenas uma enchedora.

De acordo com a Krones, um dos principais diferenciais da unidade baiana é o aproveitamento da água na produção que, graças aos investimentos em tecnologia da empresa alemã, deve atingir 3,3 litros de água para cada litro de cerveja, um resultado só alcançado em cervejarias internacionais de alto padrão.

Ainda segundo informações da Krones, além do aproveitamento da água, a unidade de Alagoinhas tem um dos mais avançados programas de resíduos do Brasil, com o índice de 98% de reaproveitamento do material. Em relação à matriz energética, a fábrica foi projetada para ter maior utilização possível de luz solar, além de utilizar gás natural, diminuindo drasticamente a emissão de poluentes.

“A fábrica de Alagoinhas é um grande exemplo do que há de mais avançado em termos de tecnologia em processos e envase para uma indústria de cerveja no Brasil, com soluções que aliam eficiência produtiva, redução de custos operacionais e respeito ao meio ambiente”, destaca o diretor comercial da Krones do Brasil, Silvio Rotta.

Divulgação Krones
Divulgação Krones