KPMG completa cem anos de atuação no Brasil


A KPMG completa este ano um século de atuação no Brasil. O passo inicial para a criação da rede no País foi dado em 1915, quando William Barclay Peat firmou seu primeiro acordo de parceria para operar na América Latina, sendo uma das bases o Rio de Janeiro.


Ao longo dos anos, inúmeras fusões e aquisições acompanharam a trajetória da empresa que leva as iniciais de seus principais membros-fundadores: Klynveld (Piet Klynveld fundou em 1917 a firma de contabilidade Klynveld Kraayenhof & Co, em Amsterdã), Peat (William Barclay Peat fundou a firma de contabilidade Peat & Co em Londres), Marwick (James Marwick estabeleceu em 1897 a firma de contabilidade Marwick, Mitchell & Co na Cidade de Nova York) e Goerdeler (Dr. Reinhard Goerdeler foi o primeiro presidente da Federação Internacional de Contadores e um presidente da KPMG. A ele se credita o estabelecimento dos alicerces da fusão da Klynveld Main Goerdeler).


Já em 1987, finalmente é formada a rede KPMG, marca conhecida mundialmente pelos serviços prestados em auditoria, consultoria e impostos, quando a Peat Marwick International e a Klynveld Main Goerdeler realizaram uma fusão com suas respectivas firmas-membro, incluindo a Roberto Dreyfuss no Brasil.


Hoje, as firmas-membro da KPMG são algumas das principais prestadoras de serviços nas áreas de auditoria, consultoria e impostos, com 162 mil profissionais atuando em 155 países. No Brasil, são aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, em 22 cidades.


Para comemorar esse marco histórico, a KPMG prepara uma série de novidades, como campanhas para a comunidade de negócios e eventos para funcionários, organizações parceiras, clientes e amigos.


A primeira ação realizada neste ano de centenário foi a mudança para uma nova sede em São Paulo com o objetivo de integrar suas equipes, áreas de negócios e, a partir disso, gerar maior multidisciplinaridade e ofertar serviços mais completos para o mercado.


“Uma marca centenária nem sempre é fácil de ser construída. Temos orgulho de poder afirmar que estamos, há cem anos, acompanhando as mudanças sociais e econômicas do Brasil e ajudando diretamente as empresas a se adaptar, cumprir suas obrigações e, de certa forma, impulsionar o crescimento e desenvolvimento do Brasil”, afirma o presidente da KPMG, Pedro Melo.

Shutterstock
Shutterstock