Jovens em prol de desafios alimentares


Em 2050, haverá mais de nove bilhões de pessoas vivendo em nosso planeta. Este cenário levanta uma questão abrangente: menos terras agrícolas disponíveis para a produção de alimentos para esta crescente população mundial.


É por isso que, de 24 a 27 de agosto, em Canberra, Austrália, a Bayer CropScience e a organização juvenil australiana Future Farmers Network reuniram no Youth Ag-Summit 100 jovens líderes, entre 18 e 25 anos de idade, de 33 países, para trocar ideias sobre o papel exercido pela ciência e pela agricultura moderna na alimentação de um planeta faminto.


Globalmente, a Bayer CropScience encoraja jovens para que aprendam sobre a lavoura sustentável e o abastecimento alimentar, enfatizando o papel vital da ciência e da inovação.


“Acreditamos no engajamento, em um diálogo construtivo, voltado para o futuro, sobre desafios e oportunidades da agricultura. Apoiamos os talentos que desejam contribuir para nossa missão ‘ciência para uma vida melhor’ e que querem ajudar a enfrentar o desafio global de alimentar a crescente população mundial”, destaca Claudia David, diretora de Comunicação da Bayer CropScience para América Latina.


Durante o evento, os jovens líderes se conectaram uns com os outros, ouviram palestrantes inspiradores, além de terem trocado ideias em sessões de debate e vivenciado a agricultura em visitas de campo. Eles se comprometeram a desenvolver soluções locais e a agir como embaixadores agrícolas em seus países de origem.


Com foco no crescimento populacional, foram realizadas sessões interativas sobre sustentabilidade, liderança e inovação, fatores-chave dos temas das dissertações que os jovens entregaram na fase de inscrição.


Considerado um dos gigantes agrícolas e potenciais celeiros do mundo, o Brasil também teve sua representante em Camberra, a estudante de Gestão Ambiental Cláudia Maria Coleoni, de 22 anos, moradora de Piracicaba, São Paulo. Suas experiências levaram-na a optar por escrever sobre a redução do desperdício de alimentos e a promoção da agricultura urbana e periurbana como alternativas para combater a insegurança alimentar.


“Para reduzir o desperdício de alimentos, propus reintegrar o consumidor ao produtor, com a parceria de cooperativas, fornecedores, restaurantes, supermercados, feiras urbanas e instituições de ensino. As atividades educacionais, a partir de iniciativas de agricultura urbana, teriam ênfase no aproveitamento integral de alimentos e no planejamento de compras”, disse a estudante.


Georgie Aley, presidente da Future Farmers Network afirmou: “Acredito que os jovens têm muito potencial para contribuir com a criação de soluções, a fim de enfrentar os desafios globais e locais relacionados à alimentação”.


“Estamos muito satisfeitos em ter dado continuidade ao nosso movimento em Canberra. A Austrália é um país-chave em termos de agricultura moderna e foi o anfitrião ideal para este evento”, analisou Bernd Naaf, membro do Conselho de Administração da Bayer CropScience.


O fórum ofereceu uma plataforma em que os jovens líderes puderam debater os desafios e desenvolver soluções, quer seja em pequena ou grande escala. Isto se refletiu nos resultados do encontro. Compromissos pessoais foram expressos no desenvolvimento de ações futuras.


O principal resultado foi a “Declaração de Canberra da Juventude Agrícola”, uma convocação global para ajudar a resolver os problemas da agricultura moderna. A Declaração será apresentada no Comitê da ONU sobre Segurança Alimentar, em Roma, entre 12 e 15 de Outubro, onde a Bayer, como integrante do setor privado, realizará um evento paralelo.

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer