Indústria automotiva: de olho nos tons de azul


Alta durabilidade, cores excepcionais e excelente desempenho em sistemas à base de água e de solventes: os fornecedores de tintas automotivas têm grandes desafios quando se trata de pigmentos. A BASF cumpre os requisitos de seus clientes, oferecendo-lhes um amplo portfólio de pigmentos de alta performance, adicionando agora um pigmento azul de indantrona de cor intensa: o Paliogen Blue EH 1900 (L 6400).


Com esse novo pigmento, a BASF permite que seus clientes produzam tonalidades extremamente saturadas de azuis avermelhados. O produto também pode ser combinado com vários pigmentos de efeito. De acordo com Tom Landuydt, chefe da divisão de Pigmentos para Tintas Automotivas da BASF, o Paliogen Blue EH 1900 oferece uma série de benefícios para o usuário, entre eles o excelente desempenho em sistemas à base de água e solventes, sendo universalmente aplicável. “O produto não se destaca apenas por sua boa resistência ao intemperismo, mas também pela tendência reduzida ao “sangramento”, ou seja, as partículas de pigmento não migram para outras camadas da tinta, o que resulta em uma melhor solidez na repintura. Além disso, apresenta grandes possibilidades de novas cores com o Lumina Royal Blue 6803 H e com o Lumina Royal Aqua 7803 H”, explica Landuydt.


De olho nos novos designs
Os fabricantes de tintas automotivas valorizam o uso de pigmentos com uma ampla gama de cores que permitem o desenvolvimento de novos designs. Com seu novo pigmento de efeito, o Lumina Royal Magenta EH 5000 (4803 H), a BASF oferece aos formuladores de tintas automotivas novas opções de design no espectro de cor vermelho de sub tom azulado.

Devido à estreita distribuição das partículas, o pigmento possibilita criar novos tons de cores altamente cromáticos e superfícies que aparentam ser extremamente puras e vibrantes vistas sob qualquer ângulo. “Com o Lumina Royal Magenta estendemos a gama de cores da série do produto Lumina Royal. Esses pigmentos perolizados bem intensos ajudam nossos clientes a serem mais flexíveis quando estão formulando tintas automotivas, porque agora oferecemos efeitos que vão do azul esverdeado ao laranja cobre”, destaca Landuydt.

O Lumina Royal Magenta é o quinto membro da família de produtos Lumina Royal da BASF. Antes disso, a BASF já tinha lançado quatro tons de cores: Aqua, Azul, Indigo Blue e Cobre.
 


Tendência mundial da cor vermelho-alaranjada
Há anos, o pigmento de cor particularmente intenso Irgazin Cosmoray Orange L 2950 tem sido bem aceito no mercado europeu. Devido aos registros bem sucedidos em outros continentes, o produto agora pode ser utilizado nos mercados mais importantes do mundo. O pigmento permite que os produtores de tintas automotivas criem opções de design atraentes no escopo das cores laranja e vermelha. O pigmento de alta performance diceto-pirrolo-pirrol (DPP) atrai os clientes devido a sua boa resistência às intempéries e à luz, intensidade e saturação de cor. Por sua elevada transparência, o Irgazin Cosmoray Orange L 2950 é ideal para combinar com pigmentos de efeito e outros pigmentos coloridos. Ele pode ser usado em sistemas à base de solvente e à base de água e não tem efeito negativo sobre a reologia da tinta e resistência à migração.