Hospital Oswaldo Cruz participa do Novembro Azul


O câncer de próstata é o tipo de câncer mais prevalente (excluindo o câncer de pele não-melanoma) e o segundo em número de mortes entre os homens nos países ocidentais. Estima-se que a doença registre 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos surgem a cada hora.


Estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia em sete capitais brasileiras e no Distrito Federal atesta que 51% dos homens com mais de 35 anos nunca consultou um médico urologista. Diante deste cenário, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa do Novembro Azul, mês em que todo o País desenvolve ações de alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.


De acordo com o Dr. Luciano Nesrallah, coordenador do Instituto da Próstata e Doenças Urinárias do Hospital Oswaldo Cruz, o câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade, já que aproximadamente três quartos do número de casos no mundo acometem homens acima dos 65 anos de idade.


Por isso, segundo o especialista, a partir dos 50 anos é fundamental que os homens consultem um urologista para exames de prevenção da doença. Pessoas de origem negra e com casos de câncer na família devem iniciar os exames preventivos cinco anos antes dos demais, aos 45 anos de idade. “Homens cujos irmãos ou pai tiveram câncer de próstata aumentam em duas vezes as chances de desenvolverem a doença. Já aqueles que têm dois ou mais parentes com a doença aumentam em dez vezes os riscos de também desenvolverem este tipo de câncer”, afirma Nesrallah.


Alguns dos tumores de próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, no entanto, se desenvolve lentamente, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. “Ele é assintomático e não ameaça a saúde geral do homem. A detecção precoce é importante para que o diagnóstico ocorra na fase inicial da doença. Se diagnosticado nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%”, diz o especialista.


O diagnóstico precoce é importante, pois a eficácia do tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor. Os tratamentos indicados em pacientes com doença em fase inicial são: a cirurgia, que consiste na remoção total da próstata e a radioterapia. A hormonoterapia e uso de medicamentos para amenizar os sintomas são utilizados nas fases mais avançadas da doença.