Henkel apresenta desempenho trimestral


No segundo trimestre de 2015, as vendas da Henkel mais uma vez aumentaram na casa dos dois dígitos, registrando um crescimento de 13,5 %, atingindo a marca de 4.695 milhões de euros.


Considerando os efeitos positivos do câmbio de 7,3%, as vendas cresceram 6,2%. Organicamente – ou seja, considerando ajustes de câmbio e aquisições/desinvestimentos – as vendas cresceram 2,4%. “Esperamos conseguir um crescimento orgânico das vendas de 3 a 5% em 2015”, disse o CEO da Henkel, Kasper Rorsted.


O lucro operacional ajustado da empresa aumentou 14,0%, passando de € 674 milhões para € 768 milhões, e o lucro operacional reportado (EBIT) cresceu 21,4%, de € 589 milhões para € 715 milhões.


“Em um mercado desafiador, a Henkel apresentou, no geral, um desempenho sólido no segundo trimestre. As vendas orgânicas nos mercados emergentes foram fortes, contribuindo mais uma vez para o crescimento acima da média”, declarou Rorsted.


O retorno ajustado sobre as vendas cresceu 0,1 pontos percentuais passando para 16,4%. Já o mesmo reportado sobre as vendas obteve um crescimento de 1,0 ponto percentual, subindo de 14,2% para 15,2%.


O resultado financeiro da Henkel de -11 milhões de euros se manteve no nível do mesmo trimestre do ano anterior. A taxa de impostos somou 24,6%, (valor no mesmo trimestre do ano anterior: 22,8%).


O capital de giro relativo às vendas subiu 0,6 pontos percentuais de ano para ano, chegando aos 6,6%. Tal aumento deve-se principalmente às aquisições da empresa e aos efeitos do câmbio.


O lucro líquido ajustado da Henkel para o trimestre, após dedução dos juros não controlados, subiu 11,8%, passando de € 499 milhões para € 558 milhões. Já o lucro líquido reportado para o trimestre cresceu 19,1%, de € 446 milhões para € 531 milhões. Após dedução de € 10 milhões, atribuíveis aos lucros não controlados, subiu para € 521 milhões (valor no mesmo trimestre do ano anterior: € 441 milhões).


Começo de 2015


Na primeira metade de 2015, as vendas da Henkel aumentaram significativamente, com um aumento de € 1.059 milhões, totalizando € 9.125 milhões. Isso representa um aumento de 13,1% em comparação à primeira metade de 2014.


O lucro operacional ajustado obteve um crescimento de € 182 milhões, subindo de € 1.293 milhões para € 1.475 milhões (+14,0%). O retorno ajustado sobre as vendas passou de 16,0 para 16,2%.


O lucro líquido ajustado para a metade do ano, após dedução dos lucros não-controlados, cresceu 12,3%, de € 951 milhões para € 1.068 milhões.


“Na primeira metade de 2015, conseguimos aumentar as vendas em quase € 1,1 bilhão, para mais de € 9,1 bilhões. Com um crescimento orgânico das vendas de 3,0%, uma margem EBIT ajustada de 16,2% e um crescimento EPS ajustado de 12,3%, continuamos no rumo certo para atingir nossa orientação para o ano”, afirmou Rorsted, referindo-se ao desempenho da Henkel nos primeiros seis meses de 2015.


Nos mercados emergentes do Leste da Europa, da África/Oriente Médio, América Latina e Ásia (excluindo o Japão), as vendas cresceram significativamente em 11,0%, para € 2.047 milhões. Impulsionadas por todas as unidades comerciais, o aumento orgânico das vendas subiu 5,1% e, mais uma vez, contribuiu para o crescimento acima da média do Grupo Henkel.

Divulgação Henkel
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