Grupo Volkswagen une MAN e Scania


O Grupo Volkswagen anuncia a criação de uma nova divisão, a Truck & Bus GmbH, que reúne todas as operações de veículos comerciais da companhia e cria uma holding para MAN e Scania. A Truck & Bus vai estabelecer processos específicos para o negócio, aumentando a sinergia entre as empresas. Com isso, o Grupo VW começa a pôr em prática um projeto que idealizava desde 2006, quando já era o maior acionista da MAN e Scania e depois assumiu o controle acionário de ambas as fabricantes para formar uma grande unidade de caminhões, ônibus e comerciais leves. 

A empresa será liderada por Andreas Renschler, membro do conselho administrativo do Grupo VW. O conselho de supervisão será presidido por Martin Winterkorn, atual CEO da companhia, que recorda: “A MAN e a Scania são marcas fortes, bem-sucedidas e com boa reputação em todo o mundo. Queremos nos tornar líderes mundiais em caminhões e ônibus e, com nossa força de trabalho, levar esse negócio ao topo da indústria.” 

Para Renschler, reunir as marcas sob um mesmo teto significa “poder concentrar as necessidades do mercado de caminhões e ônibus e ganhar tempo em tomadas de decisão”. Renschler também acredita que as marcas MAN e Scania poderão manter sua independência. A Truck & Bus irá orientar e coordenar a cooperação entre MAN Truck & Bus AG, MAN Latin America (que inclui os caminhões e ônibus com a marca Volkswagen) e Scania.

Como fabricante de comerciais leves, a Volkswagen Veículos Comerciais também fará parte da nova divisão e irá se reportar a Renschler. No entanto, manterá “laços estreitos” com a divisão de automóveis da Volkswagen, segundo informa nota da empresa.


Com informações de AutomotiveBusiness 

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen