Grupo alemão planeja abrir fábrica no Brasil


A empresa alemã Sommer, especializada em sistemas de produção automatizada de pré-moldados para construção civil, decidiu iniciar sua produção no Brasil. Em processo de negociações, o gerente de vendas da Sommer no País, Franz Springmann, se reuniu ontem (25) com membros do governo de Tocantins (TO), conforme nota divulgada pela secretária de Comunicação Social daquele Estado. Objetivo do grupo alemão é sondar as possibilidades para a abertura da sua primeira planta industrial no País.



"O Brasil está em franco desenvolvimento, com inflação controlada, crescimento econômico constante, democracia estabelecida, recebendo muitos investimentos externos, sendo assim um dos integrantes do BRIC mais favoráveis para um investimento da Sommer Anlagentechnik GmbH", afirmou Springmann.



Ainda, segundo ele, as negociações estão no começo e a empresa continuará avaliando outras opções. "A Sommer do Brasil está à procura de um polo industrial com atrativos, para iniciar uma produção dos equipamentos", disse o executivo ao Brasil Alemanha News.



Para a empresa, os fatores de maior influência na decisão são a facilidade de escoamento da produção para o resto do País, a presença de mão de obra qualificada e de possíveis clientes na região – por exemplo, construtoras que queiram produzir os próprios pré-moldados ou empreendedores imobiliários – bem como os incentivos fiscais.



A nova fábrica trará tecnologia de ponta e inovação na construção civil para suprir a alta demanda de moradias existente, informou Springmann. Uma das principais vantagens do sistema que a companhia oferece é a rapidez na produção e montagem de conjuntos habitacionais horizontais e verticais, tais como escolas, postos de saúde, hotéis e shoppings.



A Sommer fornecerá sistemas totalmente automatizados e personalizados para cada cliente, com alta capacidade de produção. "Com o nosso sistema, podem ser produzidas peças para 2 a 4 projetos, simultaneamente", explicou Springmann. Além disso, a companhia oferecerá a opção de implantar sistemas para 'plantas móveis' – Mobil Field Factory (MFF) – que podem ser operadas em várias regiões brasileiras. O investimento no sistema de produção Sommer gira em torno de € 1,8 milhões.



O executivo ressaltou ainda que as plantas dos clientes poderão operar inicialmente com pouca automação e consecutivamente receber upgrades, conforme o desejo de investimento de cada empresa. A automação será gerenciada por uma CPU central que recebe os projetos em AutoCAD, sincroniza e gerencia o sistema de produção.



A Sommer tem tradição na Alemanha desde 1857 e sua sede está localizada na cidade de Landshut, na Baviera. No Brasil, a empresa abriu sua primeira filial, a Sommer do Brasil, em 2011, com sede em São Paulo. A Sommer também plantas operantes no México.

Divulgação/ Franz Springmann
Divulgação/ Franz Springmann