GfK pode trazer medição de audiência ao Brasil

A empresa alemã de pesquisa de mercado GfK divulgou a informação de que assinou uma carta de intenções com quatro das principais emissoras de TV do Brasil – Band, Record, Rede TV! e SBT – para trazer ao País sua experiência de mais de 40 anos em medição de audiência.

Segundo a companhia, sua amostragem será mais ampla do que a hoje existente no Brasil, incluindo transmissões por via terrestre, cabo e satélite, e a medição será feita por um sistema eletrônico instalado em cerca de 6.000 domicílios brasileiros. O contrato inicial deverá ser de cinco anos, com um valor de mais de US$ 100 milhões. Há potencial de estender a oferta do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes.

“A parceria que estamos anunciando no Brasil é um passo muito estratégico para a GfK, pois permitirá a nossa entrada na América do Sul no mercado de medição de audiência em TV. O Brasil oferece um enorme potencial e estamos muito satisfeitos por ter assinado uma carta de intenções com quatro importantes emissoras para trazer nossa experiência e conhecimento do setor ao país. Esperamos que o contrato final seja assinado nas próximas semanas”, afirma Gerhard Hausruckinger, membro do Conselho de Gestão da GfK e responsável pela área Consumer Choices.

De acordo com a empresa, o serviço de medição de audiência que ela pretende implementar no Brasil usa tecnologia de ponta que considera não apenas o conteúdo visto na hora em que é transmitido, mas também o gravado. Além disso, também inclui avaliações em tempo real e relatórios consolidados de um dia para o outro, bem como monitoramento de propaganda e spots. O novo serviço está previsto para começar a operar no início de 2015, cobrindo as 15 principais cidades do País.

Hoje, a GfK atua no segmento de medição de audiência de TV em diversos países, incluindo Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Líbano, Portugal e Ucrânia. A empresa também aufere a audiência de rádio em países como Austrália, Suíça, Bélgica e Holanda.

CCommons/flickr/espensorvik
CCommons/flickr/espensorvik